MSX



Quem nunca ouviu falar ?!?! Este pequeno microcomputador de 8 bits foi a "febre" da informática entre meados da década de 1980 até início da década de 1990 no Brasil junto com outros padrões como Apple II e Commodore 64. Eu comprei o meu por volta 1991 (tarde?!?! e olha que tem gente començando agora!!!). 

Foram horas de prazer digitando vários programas em BASIC, outros em DbaseII, Pascal, "C" e Assembly Z80. Utilizei o MSX até 1992 quando adquiri meu primeiro PC (um XT de 4 MHz e 640kB de RAM!!!). Fiz isso porque na época os kits para transformar o MSX 1 em MSX 2.0 eram caros demais, e também porque o mercado apontava os PC's como um "novo caminho" para quem queria trabalhar com informática.

Após um período de longos anos, durante a limpeza do "quarto da bagunça",  encontrei meu MSX guardado em uma caixa e resolvi reativa-lo!!! :))


Aproveito para compartilhar alguns circuitos interessantes para MSX como Adaptador  CGA/PC->MSX (este funciona mesmo!), Fonte para drivesBraço mecânico p/ MSX. Você tem um MSX ?!?! Entre em contato!!! Envie um e-mail.







Alguns link's interessantes:

http://www.msxprojetos.com.br - Placa Expert-3 Turbo, Interface p/ drive, IDE p/ MSX 2.0, etc
http://www.msxpro.cjb.net - Site muito bom com dados e outras informações sobre MSX
http://members.fortunecity.com/italo_valerio/ - Ítalo Valério - Dicas, programas, etc
http://www.geocities.com/SiliconValley/Horizon/8830/ - MSX Brasiliam Team - Grupo de usuários
http://uzix.sourceforge.net - UZIX - Unix para MSX - Versões p/ 1.1, 2.0, código fonte, etc
https://listas.unesp.br/mailman/listinfo/msxbr-l - Lista de debate MSX - Muita informação pode ser obtida aqui

Obs: Na WEB existem muitas outras "hp's" onde o assunto principal é o MSX. Procure em sites de localização como o Cadê?, Yahoo!, AltaVista, Miner no Bol, Google e outros!!! Você vai ficar impressionado com o número de respostas que irá conseguir!!!



Copyright deste conteúdo reservado para Márcio José Soares e protegido pela Lei de Direitos Autorais LEI N° 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. É estritamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página em outros pontos da internet, livros ou outros tipos de publicações comerciais ou não, sem a prévia autorização por escrito do autor.