ALARME CONTRA INVASÃO COM ARDUINO

Atualmente proteger de alguma forma os bens que com muito trabalho conseguimos conquistar não é uma tarefa fácil, mas com um pouco de criatividade pode ser feita de maneira "doméstica", e o maker pode criar um sistema que avise quando uma invasão a um ponto importante de sua casa acontecer. E que tal se este sistema tiver algumas características bastante interessantes como um sistema de liberação baseado na leitura de Tags RFID, tornando ainda mais difícil a incursão do invasor?! O projeto que apresento neste artigo visa demonstrar como isso pode ser feito utilizando um microcontrolador Arduino e mais alguns componentes.


Características principais do alarme proposto

Abaixo listo as principais características do alarme a ser apresentado nesse artigo:

  • Circuito microcontrolado (Arduino Nano);
  • Ativação/Desativação via TAG RFID;
  • Entrada de um sensor tipo reed switch, podendo facilmente ser expandido para mais se necessário;
  • Saída para uma sirene 12VDC 2,4W 120bB @ 1m;
  • Controle sonoro extra via buzzer de alerta usado na ativação/desativação do alarme;
  • Controle visual para informar alarme ativado/desativado;
  • Alimentação por bateria 12VDC/7AH;
  • Controle de recarga da bateria feita de forma automática (via nível de tensão da mesma);
  • Expansões futuras via porta RS232 (módulos RF's, WiFi ou 3/4/5G).


O circuito

A figura acima mostra o circuito do Alarme. O componente principal é um Arduino Nano (U1). É ele quem faz a leitura da TAG RFID para liberação ou ativação do alarme, a leitura do sensor da porta/janela e o controle da SIRENE em caso de invasão, do BUZZER usado na ativação/desativação, o controle do LED bicolor e do relé usado para conectar a bateria ao recarregador externo.

O transistor Q1 serve como drive entre o Arduino e a sirene 12VDC/300mA. O resistor R2 serve apenas para criar uma carga no coletor e pode ser retirado do circuito no caso de algumas sirenes. O transistor Q2 controla o buzzer do tipo comum sem oscilador interno. O resistor R4 tem a mesma função que R2, já explicado. Já o transistor Q3 é o drive entre o Arduino e o relé, que serve para ligar/desligar um carregador externo à bateria. O LED3 serve como indicação de que a bateria está sendo recarregada. O LED1 deve ser do tipo bicolor e o mesmo serve como indicação visual do status do alarme: ativado (RED) e desativado (GREEN).

O leitor para a TAG RFID é um módulo leitor RC522 de 13.56MHz, muito comum no mercado especializado em componentes eletrônicos. Esse sensor é o responsável pela leitura da TAG que será utilizada para ativação/desativação do alarme.

O circuito conta ainda com uma fonte de alimentação 5VDC com D1 servindo como proteção contra qualquer inversão de polaridade na entrada. C1, C2 e C3 são capacitores de filtro da fonte. REG1 é um LM317 e os resistores R8 e R9 foram dimensionados para prover na saída de REG1 uma tensão de 5VDC aproximadamente. O LED2 é a indicação visual da presença dos 5VDC no circuito.


A montagem




A figura acima mostra a o layout da PCI utilizada no meu protótipo. Você poderá, se assim desejar, desenhar o seu próprio layout de circuito impresso ou ainda montar o circuito em uma placa padrão. Para aqueles que desejam apenas testar o circuito ou ainda demonstrá-lo em uma feira ou outro tipo de evento, a montagem poderá ser realizada de forma temporária em uma matriz de contatos.

Sugiro iniciar montando os jumpers. Estes podem ser feitos com pedaços de fio fino rijo ou ainda pedaços de terminais de componentes já utilizados. Em seguida monte os resistores. Os mesmos não são polarizados e você não precisa ter nenhum cuidado a respeito. Mas preste bastante atenção para não trocá-los de posição. Use a lista de materiais caso tenha dificuldades para identificar os valores dos mesmos através do seu código de cores.

Monte os capacitores eletrolíticos tomando cuidado para não trocar valores e também tomando todo cuidado com a polaridade dos mesmos. O mesmo cuidado deve ser tomando com relação aos diodos.

Monte os transistores tomando cuidado para não montá-los invertidos em relação ao indicado no layout. Os LEDs devem ser montados preferencialmente utilizando fios para facilitar sua instalação posterior numa caixa. Cuidado apenas para não inverter Cátodo com Anodo.

O sensor RFID deve ser montado também utilizando fios, para que o mesmo possa ser instalado dentro ou fora da caixa, em uma posição que facilite a aproximação para a leitura da TAG RFID.


O uso ou não de barra de pinos para a entrada do SENSOR e RFID_MC522, além das saídas SIRENE e BUZZER fica por conta de cada um. Cada um destes itens pode ser montados de maneira direta à placa utilizando fios. Note que Q1 é um BC338 com uma corrente de coletor máxima de 500mA. Lembre-se disso ao selecionar a sua sirene. A que utilizei em meu protótipo foi uma de 12VDC/200mA de corrente de operação, 120dB @ 1m e 2,4W. Veja na figura acima.



Com relação a entrada BAT12VDC (bateria) e a saída das chaves do relé CH_ONOFF (carregador), também é possível soldar os fios de maneira direta, dispensando o uso dos conectores do tipo KRE. A figura acima mostra como a bateria e o carregador externo devem ser conectados à placa. O carregador de baterias deve ficar ligado a uma tomada da rede elétrica.

O regulador REG1 requer um dissipador de calor para auxiliar no arrefecimento do mesmo. Um pedaço de perfil de alumínio com medidas entre 30mm x 75mm e 2 ou 3 mm de espessura é o suficiente.


O programa

Abaixo apresento a listagem do programa desenvolvido para o controle do alarme. Você só precisa, antes de gravar seu Arduino, inserir o número da sua TAG dentro da variável tipo string Tag. Substitua os XX XX XX XX pelo valor hexadecimal da sua TAG.

Obs.: Na internet é possível encontrar programas que exemplificam o uso do sensor RFID que permitem ler uma TAG qualquer demonstrando seu valor via monitor da IDE Arduino. Você terá de utilizar um desses programas exemplo ou outro que faça o mesmo para descobrir o ID da TAG que deseja utilizar!

Código fonte principal:

Código fonte pitches.h:



Montagem final (caixa e outras dicas)

Para a montagem do meu protótipo utilizei uma caixa Patola PB-200, reaproveitada de um outro projeto fora de uso. Para instalar o sensor RFID imprimi uma pequena "tampa" que foi parafusada na parte frontal da caixa Patola (que já havia sido cortada, furada, detonada, etc, no projeto anterior). Essa pequena tampa deu um acabamento bem legal a montagem final salvando a caixa do seu destino certo - a reciclagem!




Não é necessário lembrar que a sirene deve ser instalada de maneira a ficar fora do alcance de um possível invasor e também de maneira totalmente desobistruída para que seu som possa ser ouvido em alto e bom tom! A instalação da sirene na parte externa do ambiente a ser protegido também é possível, desde que a mesma esteja bem protegida contra a chuva e outros problemas e também desde que os mesmos cuidados com relação a sua instalação interna sejam levados em conta.



O sensor por mim utilizado foi do tipo read switch encapsulado (chave magnética) e o mesmo deve ser instalado na porta e/ou janela(s) a serem protegidos. O "plural" aqui é válido, pois apesar de existir apenas uma única entrada para um SENSOR na placa é possível ligar mais de uma "chave" em série (considerando um mesmo ambiente/sala). Assim, seja qual for a porta ou janela aberta o alarme irá disparar! A figura acima mostra o tipo descrito já instalado em uma porta.


Prova e uso

O teste final deste alarme é bem simples e pode ser feito com o mesmo na bancada (preferencialmente) ou já instalado. Grave o programa no Arduino (acho desnecessário ter que dizer isso, mas....). Conecte a bateria 12VDC ao circuito já devidamente carregada. Com o SENSOR fechado (ou seja, com a parte do imã próximo a parte da chave) verifique se o LED bicolor pisca na cor vermelha (o alarme sempre que ligado, inicia ativado!). Se não estiver piscando ou a cor estiver trocada faça as inversões nas conexões do LED bicolor até obter o padrão desejado. Agora passe a sua TAG RFID sobre o sensor RFID e observe o sinal no buzzer (uma melodia será tocada). Imediatamente o LED bicolor deverá piscar na cor verde indicando que o alarme foi desativado. Remova o imã próximo ao sensor e observe que a sirene não disparará, afinal você liberou a "entrada" no ambiente.

Agora passe novamente sua TAG sobre o sensor RFID. Um sinal sonoro permanecerá por um período próximo a 10 segundos. Esse é o tempo que você tem para fechar a porta (ou aproximar o imã do sensor). Após o término do sinal, um breve toque poderá ser ouvido na sirene e o LED bicolor voltará a piscar na cor vermelha indicando a ativação do alarme. Caso a porta não tenha sido fechada até o final do sinal sonoro, o alarme não será ativado e uma nova operação de leitura da TAG deverá ser realizada, com um novo período se iniciando para a ativação do alarme.

Para testar o disparo da sirene, basta "abrir a porta". Nesse momento o LED bicolor começará a piscar bem rápido durante aproximadamente 5s. Se a TAG cadastrada não for aproximada do sensor RFID a sirene irá disparar. Para pará-la, basta aproximar a TAG do sensor RFID. Se a "porta" for aberta e posteriormente fechada, numa tentativa de "enganar" o alarme, a sirene vai disparar da mesma maneira. Faça o teste! Apenas a leitura da TAG correta desativa o alarme!


Conclusão

Como você pôde ver, construir um alarme para um ambiente não é assim tão complicado. Basta ter em mente alguns pontos importantes como a alimentação independente da rede elétrica (para que o mesmo funcione mesmo quando há falta de energia), instalação segura e inteligente das partes (evitando assim que estas sejam destruídas antes/durante a invasão) e principalmente o apoio de visinhos e amigos próximos ao local "vigiado". Estes precisam saber da presença do alarme para caso o mesmo dispare estes possam avisá-lo e/ou a polícia sobre uma possível invasão. Lembrando que o alarme serve para apenas alertar sobre esse fato e não impedir que a invasão aconteça. E nestes casos, você deve sempre chamar a polícia. Nunca, de forma alguma, tente agir por conta própria! Espero ter ajudado de alguma maneira com mais este projeto. Boa montagem e até a proxima!



Downloads:



Especificações:

- Cérebro  : Arduino Nano
- Saídas : Sirene, buzzer, LEDs e relé
- Senhas : Dentro da TAG RFID
- Programa : Linguagem C 


Copyright deste conteúdo reservado para Márcio José Soares e protegido pela Lei de Direitos Autorais LEI N° 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. É estritamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página em outros pontos da internet, livros ou outros tipos de publicações comerciais ou não, sem a prévia autorização por escrito do autor.