O primeiro vôo Não pretendo de forma alguma montar um "manual" sobre o primeiro vôo. As linhas abaixo contém basicamente dicas, que poderão ajudar um iniciante em seu primeiro vôo de colina. Espero que elas ajudem! 1 - Escolha e check do local
Checar o local também é muito "louvável". Encontrar a área ideal de lançamento e pouso, verificar árvores presentes, arbustos, aquela "moita macia" para uma emergência ou pouso, pedras grandes e pequenas, cupinzeiros e tudo o que possa parecer um obstáculo deve ser "marcado" em sua "cabeça". Nossa! Assim pode parecer que não vai sobrar área alguma! É verdade, muitas colinas tem um excelente "lift", mas não tem área livre para o pouso ou emergências. Com o tempo você aprenderá a colocar seu "pássaro" onde quiser, não se preocupe. Mas no início evite estas áreas, prefira sempre as "mais livres". 2 - Check do equipamento
Cheque tudo! Carga da bateria, links, asa, fuselagem, etc... não tenha pressa... prefira perder uns 15 minutos antes do seu primeiro vôo nisso... e se durante um pouso a "coisa não for muito bem", confira tudo novamente... "prevenir é melhor que voltar para casa com madeira para o churrasco", já dizia o velho "deitado". 3 - Lançamento
Para lançá-lo, escolha o local adequado. Lembre-se que as condições devem estar perfeitas: colina, velocidade e direção do vento, tudo deve estar ok. Lance o seu planador com o bico levemente para baixo em direção do vento. Tome o controle do planador mas "deixe-o voar". Procure perceber as reações do planador e não se assuste se o "nariz" do mesmo apontar para cima... é normal e sua inclinação dependerá do "lift". Uma leve "picada" resolve o problema. Você esta voando! Ops, espero que você já tenha lido a próxima dica! :)
4 - Vôo
Verifique sempre onde está o "lift' na colina. A região de "lift" varia de colina para colina, e também sofre a ação da direção e velocidade dos ventos. Muitas vezes temos condições diferentes em um mesmo dia e estas sempre mudam para dias diferentes. É verdade!!! Planadoristas costumam dizer que um dia de vôo nunca é igual a outro! Literalmente!
Durante o vôo você poderá ser acompanhado por alguns "pássaros" como gaviões e urubus. Respeite-os!!! Procure aprender com eles! Eles, melhor que qualquer campeão devidamente "medalhado" conhecem bem o que é e onde está o "lift", sabem onde se formarão ou estão as térmicas, onde a "coisa está feia", entre outras. Lembre-se que você esta aprendendo e toda ajuda é bem vinda! Observe-os e aprenda!!! Já vi muito "mané" bancar o esperto, zoar com os "ditos" e "sifu"... eles tem bicos e unhas afiados. Um "corte" no lugar errado e adeus planador!!! Mais uma coisa. NUNCA, MAS NUNCA MESMO, ULTRAPASSE O OUTRO LADO DO MORRO!!! Do mesmo jeito que o vento em um dos lados sustenta seu planador pelo simples fato de acompanhar o perfil do "barranco" que sobe, do outro lado ele desce!!! É o que chamamos de "rotor", "roubada", "lascou-se", "danou-se", "fod...", etc... Caiu ali, não tem jeito. Reze e mantenha a calma!!! Voar no rotor é muito difícil e só resta tentar um pouso de emergência onde e do jeito que der!!! 5 - Pouso
Muitos planadoristas de colina preferem que um amigo pegue seu planador, outros preferem uma boa "moita", outros uma "graminha", etc. Conheço alguns que conseguem encontrar pedras, cupinzeiros, galhos de árvores, a própria árvore, o carro do amigo, o próprio amigo, etc... checar a área de pouso antes de voar é sempre a melhor coisa a fazer. Verifique onde será seu pouso e em que condições ele pode acontecer. Lembre-se que 99% dos planadores são quebrados durante o pouso!!! Escolhida a área e o "método" de pouso, alinhe seu planador com a "área" e procure descer suavemente. Lembre-se que o bico do planador deve estar contra o vento!!! A "picada" deve ser sempre suave e constante. Cuidado para não acelerar o planador. Quando "picamos" a tendência é esta. Seja "suave". Lembre-se que quanto mais próximo seu planador estiver do solo, mais ele parecerá flutuar... totalmente normal... vá "afundando" até pousar. Se não conseguir na primeira, não se desespere. Tente quantas vezes forem necessárias até conseguir. Desesperar-se nesta hora é fatal! Ah, se você estiver voando uma asa em EPP, Isopor, etc, tipo "zagi" não tem que se preocupar com detalhes. Afunde o nariz da danada e vá pegá-la. A coisa é quase indestrutível mesmo. A única coisa é que você nunca vai aprender a pousar direito. Planadores com cauda tem um comportamento muito diferente das "asas", principalmente durante o pouso: eles podem quebrar! Bons vôos - Márcio Soares :) P.S. Um amigo experiente poderá ajudar muito, mas se isto não for possível siga as dicas, instinto, bom senso e lembre-se principalmente de prestar atenção no que "diz" o seu planador. Com o tempo você poderá ser o "amigo experiente" que ajudará um iniciante. |
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