Motoplanadores, como é isso?!

Como disse em Porquê não moto-planadores ?!?!? , conheço basicamente duas opções de instalação de "micro" motores em planadores: no bico ou em "power pod's. Então vamos lá!

Instalação no bico

Durante a fase de construção, você irá ignorar o bico de seu planador (somente o bloco que dará forma ao bico) e também irá reforçar com uma chapa de compensado de uns 3mm a seção quadrada do bico sempre utilizando cola tipo epoxi. Se você utilizar outro tipo de cola no reforço do bico, corre o risco do seu motor sair voando sozinho! Reforce todas as partes do bico com este tipo de cola. Você irá precisar também de um montante de motor pequeno. Aqui você poderá utilizar sua criatividade para prender firmemente o motor à "parede de fogo"  (...chapa de compensado que falei acima), utilizando montantes comerciais ou "made in home". A escolha é sua.

 

É muito importante salientar que o motor deverá ter uma inclinação de 1 à 2 graus para baixo (pode ser feito com pequenas arruelas instaladas sob os furos de fixação traseiros do motor) e uns 2 graus também para à direita do planador (pode ser feito com arruelas entre o montante e a parede de fogo). Pode parecer bobagem, mas não é!!! Isto é importante e o desempenho de seu "moto-planador" poderá depender disso!!!

Alguns motores são fornecidos com tanques, outros não. Se o motor que você irá utilizar não possui tanque, você precisará instalar um internamente logo atrás da "parede-de-fogo" do planador (geralmente de no máximo 1oz ou 2 oz, dependendo da potência do motor). Lembre-se de deixar o respiro do tanque livre (mangueira para fora no caso de motores COX) ou ligado ao pressurizador do motor (se existir!). E lembre-se também que esta configuração mexe com o C.G. original de seu planador!!! Para equilibrar, basta instalar servos e bateria (itens mais pesados) sob a asa e o mais para traz possível até conseguir o C.G. ideal. É lógico que você também pode por peso na cauda do planador, porém eu só aconselho está técnica caso seu planador já esteja montado e agora você deseje apenas modificá-lo. Ok, é isso...

Power Pod's

Ao lado dou um esquema muito simples para construção de power pod. Aconselho utilizar compensado leve de 3 ou 4 mm, com granulação vertical. Aqui também existe a necessidade de inclinação do motor, mas ela é positiva em +/- 1 à 2 graus para cima (feita durante a fixação do motor ao power pod). Não existe a necessidade de inclinação alguma à direita. A altura do power pod deve ser 1,5 cm maior que a metade do tamanho da hélice a ser utilizada ou o suficiente para que a hélice não bata em nada!!! A base do power pod pode ser feita de bloco de balsa leve com largura de 6 cm ou o suficiente para que os elásticos possam segurá-la. Sua parte de baixo deve ser "moldada" para se ajustar perfeitamente à sua asa. Se sua asa é do tipo que que divide-se ao meio (muito comum) então ao construir o seu power pod, faça sua base igual ao perfil central, na mesma madeira do power pod. Assim a junção de asa ficara responsável por segurar o conjunto. Esta é uma excelente solução e muito usada.

Lembre-se que aqui também é necessário manter o C.G. do planador e isso é conseguido arrastando-se para frente ou para traz o power pod sobre a asa. Para os power pod's presos à junções de asa, a verificação do C.G. deve ser feita durante a construção do mesmo, instalando-se todas as partes (motor, hélice, tanque, parafusos) para aferição. O arrasto induzido nesta configuração é bem maior, porém existem meios de diminuí-la. Evite cantos "vivos", "chapas de frente" e procure instalar o motor lateralmente (de lado) ou até de "cabeça para baixo". Isso ajuda a aumentar a aerodinâmica do conjunto.

Em ambos os casos é importante que você confira antes o tempo que seu motor ficará ligado para "X" quantidade de combustível. Isso evitará que você "perca" seu planador nas "nuvens", pois sem o controle de velocidade o "corte" do motor só se dará quando se esgotar o combustível. Faça os testes, pois de experiência própria, posso dizer que esta situação pode ser muito desconfortável. Faça isso em uma bancada!!!

Ligar motores e regulá-los é uma outra parte muito importante, porém não cabe aqui um "mini curso" para isso, pois a maioria dos planadoristas já tiverem ou ainda mantém contato com aeromodelos e portanto isso é muito trivial. Porém se você nunca lidou com motores à combustão, não se desespere!! Os manuais dos motores trazem todas as dicas para amaciamento e uso. Além do que você poderá pedir ajuda na própria loja que comprá-lo ou ainda solicitar a ajuda de um amigo mais experiente no campo.

Devo alertá-lo que o lançamento de um moto-planador é diferente dos outros tipos. Você notará que dependendo da relação peso/potência escolhida é necessário alguns "passos" para ajudar na velocidade inicial de saída. Mas lembre-se, você não está jogando uma "pedra"! A força inicial a que me refiro é pequena (suave) e apenas para por o planador em razão de planeio. Não se assuste, pois os primeiros lançamentos pareceram um tanto esquisitos. Isso se deve a potência do motor. Quanto mais potente ele for, mais nariz para cima seu planador parecerá. Evite esta situação com uma picada leve e constante apenas para manter sua atitude de vôo ascensional. E lembre-se, todo lançamento é feito contra o vento!!!

Bom, creio que com essas dicas você já poderá "motorizar" seu planador a um custo muito baixo e curtir "adoidado" as térmicas que você não conseguia alcançar!

Veja também "Porquê não moto-planadores !!!!

Bons vôos!!! Márcio Soares

A coisa parece complicada??? A "prática é a mãe do sucesso"!!! Tente!!!



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