O dia do cocô

Desculpe-me pelo título, mas o dia 27/06/1999 ficou conhecido pela turma como o "dia do cocô". Por que???

Era sábado, um belo dia para voar... Eu e o Jr saímos por volta das 12:00hr p.m., para encontrar o Sérgio em Osasco. A vontade de voar era nítida em nós. Planadores e equipamentos no carro e lá fomos nós para o morro do Capuaba, em Pirapora do Bom Jesus em São Paulo, nosso "point" de vôo. Este morro é utilizado pelo "Clube de Vôo Livre de Pirapora do Bom Jesus". São duas rampas para asas e glider’s. Nós utilizamos um pedaço do morro para voar. E que vôos!!! Bem mas não é disso que queremos falar....

Quando chegamos lá, neste dia fatal, visualizamos em um outro ponto da colina, um amigo planadorista, o Sr. Geraldo, e lá fomos nós ao encontro dele. Esta área também é boa, mas com uma certa turbulência. Até ai, totalmente normal !!!

Planadores checados e "vamos voar". Neste dia fiz vôos incríveis com meu MK5. O Sérgio também estava voando seu MK5 e arrepiando. Foi ai que começou o cocô!!!

Nosso amigo Jr, lançou seu Sophisticated Lady e de saída tomou um "tapão", "bafo", ou seja lá como os amigos costumam chamar as "correntes de ar traiçoeiras". O planador saiu doidão e sem controle (uma situação difícil para quem só tinha 2 dias de vôo, e ainda não estava totalmente "solo"). O resultado já é conhecido: passou para trás do morro e entrou no "rotor"... Nosso amigo Victor Rehder ainda tentou ajudá-lo, mas era tarde. As 15:30 daquela enfadonha tarde, um planador estava perdido no morro do Capuaba, e ainda esta lá!!! Se você encontrar este planador, por favor, nosso amigo Jr agradece sua devolução, com cervejas!!!.

Isso parecia ser o anuncio de um final de tarde triste. Neste dia, levei meu recém montado Spectra da Great Planes para seu primeiro vôo e testes. Tudo verificado e lá foi o danado. Voa muito bem este planador. Acho que isso se deve ao seu peso (algo espantoso para um planador!) e seu perfil (S3010). Depois de todos experimentar o novo pássaro e aprová-lo, coloquei o danado no chão (suavemente!) para uma redistribuição do C.G. pois seu motor 550 e bateria, deixam-no muito "Down rill" e eu não acho esta atitude muito interessante para um planador termal. Sua velocidade aumenta muito.

Fiz mais alguns vôos com meu MK5 e os avisos voltaram. Ao pousar descobri que tinha sido "bombardeado" por um Urubu. A "cagada" literalmente aconteceu no profundor do meu MK5. Dado o aviso, resolvi desmontar e guardá-lo, pois já eram quase 18:00 e ainda tinha que fazer mais um vôo com o Spectra para os últimos acertos. Foi ai que deu merda. Tirei a asa e a coloquei sobre o painel do porta malas da Parati do Sérgio. Estava me preparando para mais um vôo com o Spectra, quando a tampa do porta malas resolveu fechar. O resultado??? Krasshhhh !!! Lá se foi minha asa!!! O mais impressionante foi a cara de todos, se perguntando que "cocô" foi aquele!!!

Bem, a caca já estava feita e para relaxar, nada melhor que mais um vôo... lançamos o Spectra, mas o fantasma do "dia do cocô" ainda estava lá. O planador mais uma vez se mostrou muito bom, porém seu pouso ainda tinha algumas "revelações". Alinhei o danado, aproximei e a meio metro (meio metro mesmo!!!) do chão, um "bafo" quase vira o "bicho de pernas para o ar". Resultado!!! Krasshhhh !!!! Mais uma vez !!!! Lá se foi minha ponta de asa esquerda!!! Mas tudo bem, já sabia que teria o que fazer nas noites da semana.... fock!

E não pensem que meu amigo Sérgio, do alto de seus mais de 15 anos de aeromodelismo escapou. No pouso do seu MK5, ele encontrou a única grande pedra da área, muito bem escondida pelo capim. Resultado???? Krasshhhh!!! Lá se foi a parte inferior da asa!!! (o MK5 é um planador de asa baixa)

E para acabar de f... , não sabemos se foi na nossa chegada ou saída, estouramos o catalisador do carro do Sérgio. Lá vai "barão"...

E esse foi o nosso "dia do cocô". Mas quem não teve um???

Se seu browser não exibir esta animação clique aqui para download (70K).

Bons vôos!!! Márcio Soares



Copyright deste conteúdo reservado para Márcio José Soares e protegido pela Lei de Direitos Autorais LEI N° 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. É estritamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página em outros pontos da internet, livros ou outros tipos de publicações comerciais ou não, sem a prévia autorização por escrito do autor.