A aventura de voar

Estou voando planadores de colina a alguns anos.  Porém "voar" em algumas colinas em São Paulo, tornou-se uma verdadeira aventura, pois na "terra da garoa" as coisas ficam difíceis quando "São Pedro" resolve "chutar o balde". Ai é só ligar a TV e ver os estragos.

Até agora a maioria das colinas tem seu "caminho" sem pavimentação. E basta uma chuvinha para aparecer os estragos que fazem com que muitos desistam ou nem tentem o hobby. É verdade que isso tem evitado que as colinas fiquem superlotadas, mas impede que o hobby se popularize entre outros aeromodelistas, que por motivos óbvios não estão interessados em estragar seus automóveis.

Lembro-me de quando meu amigo Sérgio Handa, "arrebentou" o catalisador de seu carro em Pirapora. Isso aconteceu num dia enfadonho. Também lembro-me do dia que o carro do Fábio (Pig) patinava e não subia nem com "reza brava". Houve também o dia em que quase matei do coração o Sérgio, quando resolvi subir Pirapora pela primeira vez. De um lado uma erosão que cabia o carro, do outro uns 100 metros de queda. Muitas vezes quando subimos algumas colinas por ai, por umas estradinhas duvidosas e chegamos lá no topo, preferimos não olhar para trás. Descer é outra história. 

É lógico que sempre existe a opção de subir à pé. Você põe o planador, caixa de campo, cantil d'água, "lanchinhos" e etc debaixo dos braços e sobe. Dependendo da distância, inclinação e peso transportado você irá até perder peso. É até engraçado ver a cena. Eu pessoalmente prefiro uma boa mochila. Ela substitui a caixa de campo muito bem e carrega tudo, exceto o planador é claro. Mas não se engane, o esforço é o mesmo!

Em algumas revistas alemãs sobre o hobby, existem à venda equipamentos certos para este tipo de transporte (à pé!) como mochilas, capas especiais, etc. Parece até equipamento para "montanhismo". Avançados não?!? Porém nós, simples mortais do 3º mundo não dispomos de tantos acessórios e os poucos existentes são pura criação.  ;((

Eu pessoalmente gosto de fazer um "off-road". Só o visual de algumas colinas já valem a pena. E depois o vôo silencioso, a "briga" com o "lift", as manobras feitas literalmente acima de nossas cabeças, os bate-papos no sopé da "montanha", etc. Ah, isso não ter preço! E apesar das dificuldades, continuaremos voltando sempre que possível.

 

Voar "slope" é dez !!! Experimente !!!

Bons vôos!!! Márcio Soares

 

P.S. As fotos desta página são das colinas de Pirapora do Bom Jesus em São Paulo. Para chegar lá veja em "o caminho das pedras..."



Copyright deste conteúdo reservado para Márcio José Soares e protegido pela Lei de Direitos Autorais LEI N° 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. É estritamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página em outros pontos da internet, livros ou outros tipos de publicações comerciais ou não, sem a prévia autorização por escrito do autor.