Projeto Hardware - Revista CPU MSX
Sequencial de LEDs - Hello World "bombado"



Antes de iniciar este artigo, preciso confessar algo: "eu sou viciado em LEDs!!!" rsrsrs. Gosto desde que iniciei com a eletrônica quando era apenas um menino. E quando comecei a estudar eletrônica para valer e a montar meus primeiros circuitos, sempre buscava por um que tivesse LEDs. Lembro de um que montei, o Animatron (Desenho Animado Eletrônico), para apresentar na escola (curso técnico de eletrônica) que retirei da saudosa revista Divirta-se com a Eletrônica nr 23, da editora Bartolo Fittipaldi, artigo este escrito pelo memorável professor Bêda Marques. E desde então, nos meus projetos é fácil verificar a presença dos LEDs: é LED indicando "ligado", LED piscando como "LED-Live", "LED indicando comunicação, link ativo, etc, etc. Sim, viciado mesmo... rsrsrs!!!

Após realizar o teste "Hello World" fazendo um LED piscar, pensei em melhorar um pouquinho esse teste acrescentando mais "LEDs". A imagem acima mostra uma das placas que montei (e usei nessa experiência) com suportes para os CIs e consequentemente sem a caixa. E antes que alguem pergunte, o cartucho "espetado" na mesma nada mais é que um cartucho de extensão. Ele tem um conector de 50 pinos em sua parte superior para experiências com outras placas e uma barra de pinos na sua face frontal para uso com proto-boards. Acreditem, esse é um acessório "coringa" no desenvolvimento de hardware para MSX.

Nesse pequeno artigo não preciso passar um circuito. Usei uma pequena barra com 10 LEDs, mas poderia ter utilizado 10 LEDs comuns difusos sem nenhum problema, além de alguns resistores limitadores e também um LED extra.

A conexão é exatamente a mesma utilizada para o teste com um LED que demonstrei na experiência anterior. Veja a figura abaixo:



Porém, nessa experiência eu usei os pinos PB0 a PB7 para os oito primeiros LEDs da barra, PA0 a PA1 para os dois últimos e PC0 para o LED redondo vermelho independente presente na imagem de abertura. Fiz dessa forma para testar todas as portas. Todos os catodos dos LEDs foram ligados ao GND da placa.

A minha montagem foi feita em uma pequena matriz de contatos, mas eu poderia ter feita a mesma em uma placa padrão ou até mesmo desenhado uma pequena placa para isso. Mas acho que isso seria um exagero. Um pequeno proto-board foi mais que suficiente para essa experiência.

Abaixo o vídeo demonstrando o funcionamento da placa/circuito de teste/programa.


Clique aqui acessar o programa TSTPPI4.BAS de controle para esta pequena experiência


Sorte e sucesso em suas montagens/experiências!

Copyright deste conteúdo reservado para Márcio José Soares e protegido pela Lei de Direitos Autorais LEI N° 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. É estritamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página em outros pontos da internet, livros ou outros tipos de publicações comerciais ou não, sem a prévia autorização por escrito do autor.