Ajuda com gravador PROGPIC II

Olá amigos. Está página trás uma síntese do que foi respondido a alguns leitores na época da publicação do artigo "Gravador de PIC PROGPICII" na revista Mecatrônica Fácil nr13, em 2003. As dicas dadas a seguir devem ser utilizadas caso você veja a seguinte mensagem "Erro de verificação 0000H". 

Meu gravador foi testado nas seguintes máquinas, com as seguintes configurações:

Máquina (PC) Sistema Operacional Setup da Porta Paralela Setup do ICPROG
Atlhon XP 2000+ Windows XP Professional Normal
End 378H
IRQ 7

Impressora Epson Stylus Color II instalada

Conforme descrito na revista.

Obs: Utilizado o programa UserPort para liberar porta (informações mais baixo)

Pentimum III Windows 98 Normal
End 378H
IRQ 7

Nenhuma impressora instalada

Conforme descrito na revista.
Pentium MMX166 Windows 98 Normal
End 378H
IRQ 7

Nenhuma impressora instalada

Conforme descrito na revista.

Agora vamos a algumas informações e dicas sobre a montagem, configuração e uso do gravador PROGPIC II que poderão ajudar a encontrar um possível problema com o seu gravador, se este ocorrer! ;-)

1 - Algumas mensagens foram postadas relataram um possível problema no lay-out da placa. Estes tais problemas (erros) nunca existiram! Coisa de gente que acha que sabe muito, mas na verdade sabe muito pouco! Na época um novo lay-out foi colocado no site apenas para corrigir um problema de impressão (durante a geração da figura para a impressão da página, a mesma ficou maior do que devia). Se você notar verá que o lay-out da revista (você tem uma?) tem os pinos para os PIC's muito afastados, o que impossibilitaria a inserção do soquete para uso. Sendo assim, o lay-out foi refeito e aproveitou-se para reposicionar os pontos de solda para o DB25 na placa. Apenas estas alterações foram feitas, o resto é exatamente a mesma coisa.

2 - Alguns leitores tiveram problemas para encontrar o 74HC32. Posso sugerir a substituição deste pelo 74HC08. Nenhum outro chip pode ser utilizado nesta substituição, apenas o 74HC08! Eu já montei alguns gravadores destes e usei com sucesso tanto o 74HC32 quanto o 74HC08. As séries 74HCT e 74LS também podem ser testadas por você, porém não garanto o funcionamento das mesmas, pois não as testeis! Lembro-lhe que existe uma diferença de velocidade entre as séries, além de outros pequenos detalhes!

3 - O ICPROG foi desenvolvido para funcionar em plataformas WIN95, WIN98 e WINXP (desde que com o devido drive instalado - veja no próprio site do ICPROG). Não sei nada a respeito do sei funcionamento no Windows Vista. Se quiser tentar, isso fica por sua própria conta e risco ok!

4 - A versão do ICPROG na época do desenvolvimento deste gravador era a 1.05. Nunca testei outra versão! Mas acredito que o gravador funcionará com as versões mais recentes, já que a compatibilidade entre uma nova versão sempre é mantida com as anteriores (assim espero!!!).

5 - A tensão da fonte é de extrema importância. O uso de pilhas não é recomendado. Para auxiliar, desenvolvi uma fonte que garante uma tensão de 14,5VDC aproximadamente o que é mais que suficiente para o correto funcionamento do gravador! 

6 - O sistema operacional também é de suma importância! O programa ICPROG foi desenvolvido para sistemas Windows 98. Para executar este programa no Win XP deve-se antes liberar a porta paralela com o uso da DLL fornecida no site do ICPROG ou ainda com algum programa como o User Port. Sem isso, você não vai obter sucesso no uso do gravador!

7 - O setup apresentado abaixo deve ser seguido conforme descrito. Você poderá, por exemplo, testar a opção "Windows API" ao invés da "Directo I/O". Outra alternativa pode ser modificando a velocidade na barra de "Retardo de I/O". Aumente ou diminua e veja se faz alguma diferença durante a gravação. Nenhuma outra opção de configuração do ICPROG foi por mim modificada. 


Clique para ampliar

8 - A configuração da porta paralela é de extrema importância. Ela deve ser configurada no modo "NORMAL". Meu protótipo foi testado com a porta paralela configurada da seguinte maneira:

Modo: Normal ou SPP (o leitor poderá testar ambas)
Endereço 378H
IRQ 7

Não posso afirmar nada sobre o funcionamento do gravador nos outros modos. Não testei isso!

9 - A presença de drivers e outros controlando a porta paralela também pode afetar o funcionamento do ICPROG no micro. Alguns scanners paralelos (isso ainda existe?) costumam instalar drives que gerenciam a porta. Isso também acontece com algumas impressoras. Aconselho, durante as fases de testes, que todos os dispositivos paralelos conectados ao micro sejam desinstalados, tanto a parte física (hardware) como também a parte de software (drivers).

10 - O cabo de comunicação entre o gravador e o PC deve ser montado de acordo com o demonstrado. 

11 - Aconselho sempre a todos que conferir, com a ajuda de um multímetro ou mesmo testador de continuidade, as ligações das trilhas da placa. Verificar sempre todas as ligações conforme descrito no lay-out e também de acordo com o esquema elétrico. Verificar também possíveis curtos entre ilhas próximas e também entre as trilhas que passam pelos conjuntos de ilhas dos soquetes. Qualquer curto não percebido durante a montagem fará com que o gravador não funcione corretamente. 

Obs: Todos estes testes não devem ser feitos visualmente e sim com a ajuda dos instrumentos já indicados. Procure fazê-lo pelo lado dos componentes da placa. Siga as várias ligações. A falta de uma delas pode indicar algum erro de montagem ou mesmo uma solda fria (campeã numero "1" nas falhas de montagem e também responsável por muita dor de cabeça, já que as vezes a mesma é imperceptível a nossas vistas).

12 - Verifique a comunicação entre o gravador e o PC. O ICPROG permite testar o hardware. Clique em "Configuração - Testar Hardware" para abrir a referida tela. Ligue a fonte e o cabo ao gravador. Marque a caixa "Inverter MCLR". O LED D1 deverá apagar. Desmarque a caixa e o LED D1 voltará a ascender. Qualquer outro efeito indica que existe algo de errado em sua montagem. Por exemplo, se o LED não apagar pode ser sinal de ligação errada em S1 (ligação dos pinos de S1 a placa), cabo errado, solda fria ou trilha interrompida.

13 - Teste das tensões presentes no gravador. Ligue o cabo e a fonte ao gravador. Clique em configurações e testar hardware. De posse de um multímetro na posição volts DC, insira a ponta de prova vermelha no pino 4 do soquete de 8 pinos (para PIC12C50X) e a preta no pino 8 deste mesmo soquete. Agora marque a caixa "Activar MCLR". O LED D1 apagará e uma tensão de 13,5V ou mais será verificada no multímetro. Desmarque a opção e o LED D1 ascenderá. Se a tensão observada for menor, a fonte não serve e poderá causar erros de programação. Troque-a!

Agora mantenha a ponta de prova preta no pino 8 do soquete para PIC12C50X e insira a ponta de prova vermelha no pino 7. Marque a opção "Activar Data Out". Imediatamente o leitor verificará a presença de 5 volts através do multímetro. Desmarque a opção e a tensão voltará a 0 volts. Tensões menores a 4,5V indicam problemas que podem ser desde um cabo com resistência elevada a um defeito na porta paralela do PC em questão.

Vamos testar agora outra opção de gravação. Mantenha a ponta de prova preta no pino 8 do soquete para PIC12C50X. Insira a ponta de prova vermelha no pino 6 do mesmo soquete e marque a opção "Activar Clock". O leitor deverá ter a indicação de 5 volts no multímetro. Desmarque a opção e o mesmo notará que a tensão voltou a "0" volts. Tensões menores a 4,5V indicam problemas que podem ser desde um cabo com resistência elevada a um defeito na porta paralela do PC em questão.

Caso você note que as opções acima parecem trocadas, é sinal de inversão de ligação no cabo ou na placa. Os pinos no cabo responsáveis por estas ligações são os pinos 2 e 3.

Agora vamos testar o VCC da placa. Insira a ponta de prova preta do multímetro na carcaça do 7805. Agora teste o VCC presente nos soquetes de gravação. Utilizeos datasheets dos microcontroladores PIC e também as figuras presentes nesta página para se orientar. Em todos os pinos descritos deve ser verificada a presença dos 5V DC. Caso a tensão seja inferior a 4,5V pode ser uma indicação de 7805 defeituoso ou esquentando. Verifique a temperatura do mesmo, mas com cuidado! Procure usar um radiador de calor para ajudar no arrefecimento do componente. Se mesmo com o uso do radiador a tensão permanecer menor, é sinal de defeito no 7805.

Agora insira um PIC no soquete para 18 pinos (16F84A ou 16F62X) e refaça os testes. Observe as tensões. Assim testamos com carga. Você notará que ao testar o "Activar clock" o sinal se mantém em 5V por um período mais curto. Esta situação é normal. O PIC baixou o clock em sinal de resposta.

14 - Posição da chave S1. Ela é importante e atrapalhará toda e qualquer gravação se estiver ligada erroneamente. Verifique a mesma com cuidado. Se durante o processo de gravação o LED D1 não apagar é sinal de que a mesma pode estar ligada na posição errada (invertida). Cancele o processo, mude a chave de posição e tente novamente. Se o LED não apagar, é sinal de problemas na montagem da chave S1 na placa ou mesmo do cabo. Verifique ambos.

15 - Arquivo HEX. Você deve estar atento ao tipo do arquivo a ser gravado. Só é possível gravar arquivos com extensão .HEX. Não tente gravar um outro formato de arquivo. Arquivos .ASM (assembler) também não podem ser utilizados.

Caros amigos, descrevi acima alguns dos tópicos necessários para a verificação da montagem.  Verificar uma montagem é trabalhoso, principalmente quando não se possui todos os equipamentos necessários.

A "pressa" também pode prejudicar muito a nossa "visão". Quantas vezes não "passamos nossos olhos" em cima do erro e sequer o notamos. Reveja com cuidado cada passo da montagem, verifique as ligações e faça os testes sugeridos. Se algo parecer não funcionar, é porque ainda existe algo errado e isto pode estar no setup do ICPROG, na placa (montagem), cabo ou ainda no PC (porta paralela).

16 - Se tudo correr bem, o leitor poderá ver as telas abaixo:

Gravando PIC (memória de programa)

Verificando PIC (memória de programa)

Tela Final (Tudo ok!)

17 - Nenhuma das dicas acima resolveu seu problema? Então sinto muito. Melhor partir para um outro gravador ou ainda comprar um. Vai ser melhor para você!

Márcio José Soares



Copyright deste conteúdo reservado para Márcio José Soares e protegido pela Lei de Direitos Autorais LEI N° 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. É estritamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página em outros pontos da internet, livros ou outros tipos de publicações comerciais ou não, sem a prévia autorização por escrito do autor.