Temporizações com
microprocessador Z80 usando
"espera ocupada"


Quando comecei no mundo dos microprocessadores/microcontroladores os CI's eram caros. Alias, tudo na eletrônica era muito caro!!! Não havia como importar nada!!! Assim, sempre que num determinado projeto era requerido algum periférico este era logo "resolvido" por software! Sim, isso mesmo, software!!! Se você precisasse de um CI UART, era logo convencido por alguém da diretoria a resolver o problema usando software! Precisava de um barramento I2C?! Simples, software!!! Um timer?! Software também!!! E foi assim que eu aprendi a programar os vários recursos que o projeto requeria (claro que tudo tinha um limite, mas se esse pudesse ser forçado porque não?!?).

Os conceitos contidos no vídeo abaixo podem parecer "bobos" para uma grande maioria que os conhecem, ou ainda inútil para aqueles que lidam com linguagens de programação que têm em suas bibliotecas funções prontinhas para esse tipo temporização. Porém se você é daqueles que descobriu ou redescobriu o Z80 e está querendo aprender um pouco mais, esse vídeo vai com certeza lhe ser útil. Enjoy it!!!



Downloads:

- Pacote com arquivos usados no teste (arquivo RAR)
 



Copyright deste conteúdo reservado para Márcio José Soares e protegido pela Lei de Direitos Autorais LEI N° 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. É estritamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página em outros pontos da internet, livros ou outros tipos de publicações comerciais ou não, sem a prévia autorização por escrito do autor.