Fonte para drive 3 1/2" - MSX

Quando reativei meu MSX (11/2000) dispunha apenas de um drive de 5 1/4" e necessitava de um de 3 1/2", pois a maioria dos programas que encontrei estavam formatados neste padrão. Como eu não queria desativar meu drive de 360K (que funciona perfeitamente), decidi montar um "drive" novo utilizando um 3 1/2" de PC, ligando-o junto ao de 5 1/4". O que faltava era tão somente uma fonte e um gabinete para acomodar o conjunto.

A fonte de alimentação que descrevo é do tipo linear e não chaveada. Optei por esta configuração por ser muito mais simples e barata. O circuito é muito simples, e mesmo amantes do MSX sem experiência em eletrônica podem montá-lo. A ponte de diodos (D1 à D4) retifica em onda completa a tensão fornecida pelo transformador de 12+12x3A. C1 fornece a primeira linha de filtragem (valores maiores que 2200uF podem e/ou devem ser utilizados). A tensão de trabalho deste capacitor deve ser maior que o dobro da tensão do transformador. Os drives necessitam de 2 tensões para operar, uma de 12V e outra de 5V. Os 12V são fornecidos por CI2, um regulador 7812 com corrente máxima de 1A. Os capacitores C5 e C6 filtram os 12V e suas tensões de trabalho devem ser maiores que isto. Os 5V são fornecidos pelo conjunto CI1 e Q1. CI1 pode fornecer apenas 1A (7805), que é insuficiente para a maioria dos drive's do mercado. Q1 tem a função de habilitar corrente suficiente para o drive (de acordo com a máxima corrente do trafo). Eu utilizei para Q1 um TIP3055, mas outros transistores NPN que suportem a corrente máxima fornecida podem ser utilizados. CI1, CI2 e Q1 devem ser montados em dissipadores de calor. D5, que pode ser qualquer diodo da linha 1N400x, aumenta a tensão em 0,7V, para compensar a queda em Q1. C3 e C4 filtram a saída de 5V e suas tensões de trabalho devem ser superiores à esta saída. 

- Esquema elétrico (feito com Tango DOS e escaneado na época para divulgação!)



Copyright deste conteúdo reservado para Márcio José Soares e protegido pela Lei de Direitos Autorais LEI N° 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. É estritamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página em outros pontos da internet, livros ou outros tipos de publicações comerciais ou não, sem a prévia autorização por escrito do autor.