M8 - Experiência 1 - Piscando um LED, onde tudo começa!!!!


Os LEDs ou “diodos emissores de luz” são dispositivos muito comuns na eletrônica. Pode-se até dizer que são os mais utilizados quando se deseja realizar uma interface “visual” com um usuário.

Repare nos eletrodomésticos presentes em uma residência. A grande maioria possui um ou mais LEDs. Estes indicam geralmente a situação “ligado”, “em operação”, ou outras. Em um microcomputador é possível encontrar pelo menos dois LEDs: um para a indicação de ligado e outro para a indicação de leitura do hard disk.

Na placa Super Step Lab foram disponibilizados oito LEDs, que operam no modo source (o microcontrolador fornece corrente para os mesmos) que podem ser utilizados de maneira independente.

Pisca LED simples com M8

Como primeira experiência faremos um LED piscar a uma freqüência de aproximadamente 2 Hz (período de 0,5 segundo). A ligação dos LEDs esta identificada na placa Super Step LAB através de um barramento como LED0 a LED7. Conecte um fio do pino “LED0” até o pino "B0" no barramento dedicado ao microcontrolador na placa (veja a figura abaixo). Digite o código fonte sugerido, compile-o e execute-o.


Circuito elétrico da experiência

 


Foto da experiência 1 usando a Placa Super Step LAB

Você pode fazer o "download" do código fonte logo abaixo. Este programa é um excelente exemplo da estrutura utilizada em programação na Linguagem C. Note que não é feito uso do timer do microcontrolador. A temporização é feita através do método da espera ocupada. Esse método foi escolhido por ser o mais simples. Não teria cabimento propor uma experiência simples como o piscar de um LED, com a utilização de um dos timers presentes no microcontrolador. Em breve vou inserir uma experiência que utilizara o timer do microcontrolador. Vamos com calma!!! Um passo de cada vez, sempre!!!

Downloads:
Clique aqui para obter o código fonte

 



Copyright deste conteúdo reservado para Márcio José Soares e protegido pela Lei de Direitos Autorais LEI N° 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. É estritamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página em outros pontos da internet, livros ou outros tipos de publicações comerciais ou não, sem a prévia autorização por escrito do autor.