O "causo" a seguir faz parte da minha história na eletrônica iniciada há quase 40 anos. O mesmo aconteceu no início do ano de 2002, um pouco antes de entrar para o grupo de colaboradores das revistas da saudosa Editora Saber (uma das melhores experiências da minha vida!).


1º Desafio entre amigos - Corrida com Veículo Mecatrônico I
por Márcio Soares (Arne)


"Foto do pódio: da esquerda para direita: Dudu (1º), Márcio (2º) , Edu (3º) e Daniel (4º)"

No ano de 2002 a Editora Saber lançou duas excelentes revistas: a Mecatrônica Atual e a Mecatrônica Fácil. Ambas muito boas. A primeira tinha seu conteúdo voltado ao profissional da área da automação com muita informação de qualidade, e a segunda tinha também um alto nível, porém com foco no estudante e hobista (os "maker's" da época). 

O exemplar nr2 da Mecatrônica Fácil trazia o projeto de um veículo (carrinho) controlado por "luz": o VM-1 (Veículo Mecatrônico I) de autoria do mestre Newton C. Braga. O VM-1 era muito simples, mas muito interessante.

Acontece que um amigo que era muito ligado em automodelos rádio controlados e autorama (o Daniel "Loko") achou a "coisa" muito interessante e disse: "Pô, nós poderíamos montar umas "trapizombas" destas e fazer uma corrida!!! O que você acha?!?!". E assim nasceu nosso 1º Desafio.

A coisa seria bem simples: a partir do circuito fornecido pela revista os que se habilitassem a participar teriam 3 semanas para montar seus "carros", "trapizombas", ou como cada um preferisse chamar. Não seria permitido alterar o circuito, mas o design do carro estava liberado.


A prova foi realizada no dia 02 de Fevereiro de 2002 e contou com 4 participantes. Infelizmente nosso amigo "Fábio Pig" não conseguiu preparar seu carro a tempo e não pode participar. 


Os carros dos participantes!!!! Só "trapizombinhas"!!!

O nível das "geringonças" foi bom e os favoritos já eram apontados antes mesmo da prova ser realizada. Eram eles: o "Carro Conceito" do Edu (que contou com a ajuda de um Engenheiro Mecânico para melhoria de sua "performance"), o "F1 Loli-Popi" do "Loko" (protagonista de Presente de Grego)  e meu carro "Extra Leve" (by Arne) .

Nosso amigo Dudu que apareceu com uma "trapizomba" feita com papelão, canudos do "McDonald's", Lego e hélice recortada a partir de uma velha "lata de óleo" parecia que seria o lanterna na prova, já que nos primeiro testes a "coisa só andava com uma pequena ajuda do declive da pista"!

Qual não foi a surpresa de todos quando a performance do "carro" do Dudu superou todos os "favoritos"!!! Aquela "trapizomba" estava andando muito melhor que qualquer outra!!! O segredo?!? Uma simples "troca de pilhas"!!! Isso mesmo!!! O cara levou o 1º lugar porque lembrou de trocar as pilhas antes do início da prova!!! Ninguém havia pensado nisso!!! Ganhou aquele que deu atenção a todos os detalhes, inclusive ao mais importante: as pilhas!!!

Aos "perdedores" só restou apreciar a pizza e tentar se explicar (a parte mais hilária da noite) !!!

Parabéns Dudu!!! Parabéns a todos!!! Valeu a brincadeira!!!

Veja mais fotos, clique para ampliar...





Copyright deste conteúdo reservado para Márcio José Soares e protegido pela Lei de Direitos Autorais LEI N° 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. É estritamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página em outros pontos da internet, livros ou outros tipos de publicações comerciais ou não, sem a prévia autorização por escrito do autor.