O primeiro vôo

Não pretendo de forma alguma montar um "manual" sobre o primeiro vôo. As linhas abaixo contém basicamente dicas, que poderão ajudar um iniciante em seu primeiro vôo de colina. Espero que elas ajudem!

1 - Escolha e check do local

Pode não parecer, mas escolher bem o local de vôo é muito importante. Ao encontrá-lo, verifique a posição do vento em relação a colina. O vento deve soprar de frente para a mesma. É aconselhável ter uma bússola para verificar a direção correta dos ventos. Porque?? Para que você possa consultar a meteorologia e verificar as condições e direção dos ventos numa próxima vez que você for retornar a colina, isso irá ajudá-lo a não perder a viajem. Muitas colinas só dão "praia" com certas condições de vento. Em "O caminho das pedras..." você poderá verificar algumas colinas de Sampa e suas condições ideais. No começo procure voar em colinas já utilizadas por planadoristas ou pelo pessoal de vôo livre (asa delta e paraglider). "Garimpar" uma boa colina não é fácil.

Checar o local também é muito "louvável". Encontrar a área ideal de lançamento e pouso, verificar árvores presentes, arbustos, aquela "moita macia" para uma emergência ou pouso, pedras grandes e pequenas, cupinzeiros e tudo o que possa parecer um obstáculo deve ser "marcado" em sua "cabeça". Nossa! Assim pode parecer que não vai sobrar área alguma! É verdade, muitas colinas tem um excelente "lift", mas não tem área livre para o pouso ou emergências. Com o tempo você aprenderá a colocar seu "pássaro" onde quiser, não se preocupe. Mas no início evite estas áreas, prefira sempre as "mais livres".

2 - Check do equipamento

Pode não parecer, mas este item é muito importante. Já pensou descobrir que seus ailerons, leme ou profundor estavam invertidos! links para quebrar! fissuras que podem se transformar em rachaduras enormes! entelagem pronta para rasgar! asa "estressada"! etc! Eu mesmo já presenciei muito disso!!! Planadores perdidos, quebrados ou ambos, tudo pela falta do check...

Cheque tudo! Carga da bateria, links, asa, fuselagem, etc... não tenha pressa... prefira perder uns 15 minutos antes do seu primeiro vôo nisso... e se durante um pouso a "coisa não for muito bem", confira tudo novamente... "prevenir é melhor que voltar para casa com madeira para o churrasco", já dizia o velho "deitado".

3 - Lançamento

Se seu planador é novo e nunca voou, aconselho primeiro a lançá-lo em um local bem aberto e plano para verificar se tudo esta ok... o planador deve voar bem... sem sustos... se tudo estiver bem, vamos para o lançamento oficial...

Para lançá-lo, escolha o local adequado. Lembre-se que as condições devem estar perfeitas: colina, velocidade e direção do vento, tudo deve estar ok. Lance o seu planador com o bico levemente para baixo em direção do vento. Tome o controle do planador mas "deixe-o voar". Procure perceber as reações do planador e não se assuste se o "nariz" do mesmo apontar para cima... é normal e sua inclinação dependerá do "lift". Uma leve "picada" resolve o problema. Você esta voando! Ops, espero que você já tenha lido a próxima dica! :)


4 - Vôo

Em uma colina, devemos voar dentro do "lift". Procure manter seu planador dentro desta faixa. Isso é fácil de se perceber, é só prestar atenção em seu planador. Ele "falará" com você. Nas regiões de bom "lift" a tendência é sempre subir. Em regiões de "turbulência" seu planador parecerá que está "tomando uns tapas", com um comportamento estranho e em regiões de "lift" fraco ou zero a tendência é uma leve perda de sustentação. Mantenha sempre a calma. O pânico pode estragar seu dia! Procure "sair" da área "ingrata"! 

Verifique sempre onde está o "lift' na colina. A região de "lift" varia de colina para colina, e também sofre a ação da direção e velocidade dos ventos. Muitas vezes temos condições diferentes em um mesmo dia e estas sempre mudam para dias diferentes. É verdade!!! Planadoristas costumam dizer que um dia de vôo nunca é igual a outro! Literalmente!

 

Durante o início é sempre bom não "virar as costas para o vento", quero dizer, as "costas" do seu planador. Mantenha a maior parte do tempo sempre com o nariz do "danado" apontado para o vento!!! Eventuais vôos "laterais" são permitidos. O vôo do planador com seu nariz apontado para a colina aumenta bastante a velocidade e causa a famosa "bobeira" de cauda: os comandos parecem não responder! Use o vôo em "8" para "passear no "lift". É melhor que o famoso "0" (zero)! Lembre-se que você não esta voando um aeromodelo motorizado! O vôo é um pouco diferente! Ah, planador parado, pode significar planador "afundando"!!! Mantenha seu planador sempre em movimento e não tenha medo da altitude, fique em uma faixa que permita uma boa visão. Relaxe!!! Afinal você esta voando (... divertindo-se)!!!

Durante o vôo você poderá ser acompanhado por alguns "pássaros"  como gaviões e urubus. Respeite-os!!! Procure aprender com eles! Eles, melhor que qualquer campeão devidamente "medalhado" conhecem bem o que é e onde está o "lift", sabem onde se formarão ou estão as térmicas, onde a "coisa está feia", entre outras. Lembre-se que você esta aprendendo e toda ajuda é bem vinda! Observe-os e aprenda!!! Já vi muito "mané" bancar o esperto, zoar com os "ditos" e "sifu"... eles tem bicos e unhas afiados. Um "corte" no lugar errado e adeus planador!!!

Mais uma coisa. NUNCA, MAS NUNCA MESMO, ULTRAPASSE O OUTRO LADO DO MORRO!!! Do mesmo jeito que o vento em um dos lados sustenta seu planador pelo simples fato de acompanhar o perfil do "barranco" que sobe, do outro lado ele desce!!! É o que chamamos de "rotor", "roubada", "lascou-se", "danou-se", "fod...", etc... Caiu ali, não tem jeito. Reze e mantenha a calma!!! Voar no rotor é muito difícil e só resta tentar um pouso de emergência onde e do jeito que der!!!

5 - Pouso

Ahhaa! Voar é legal.. mas pousar é mais ainda!!! Considerando que você está voando um planador de madeira ou fibra, seu pouso deve ser perfeito! Senão, prepare as "colinhas" e outros para a  manutenção do seu belo "pássaro".

Muitos planadoristas de colina preferem que um amigo pegue seu planador, outros preferem uma boa "moita", outros uma "graminha", etc. Conheço alguns que conseguem encontrar pedras, cupinzeiros, galhos de árvores, a própria árvore, o carro do amigo, o próprio amigo, etc... checar a área de pouso antes de voar é sempre a melhor coisa a fazer. Verifique onde será seu pouso e em que condições ele pode acontecer. Lembre-se que 99% dos planadores são quebrados durante o pouso!!!

Escolhida a área e o "método" de pouso, alinhe seu planador com a "área" e procure descer suavemente. Lembre-se que o bico do planador deve estar contra o vento!!! A "picada" deve ser sempre suave e constante. Cuidado para não acelerar o planador. Quando "picamos" a tendência é esta. Seja "suave". Lembre-se que quanto mais próximo seu planador estiver do solo, mais ele parecerá flutuar... totalmente normal... vá "afundando" até pousar. Se não conseguir na primeira, não se desespere. Tente quantas vezes forem necessárias até conseguir. Desesperar-se nesta hora é fatal!  

Ah, se você estiver voando uma asa em EPP, Isopor, etc, tipo "zagi" não tem que se preocupar com detalhes. Afunde o nariz da danada e vá pegá-la. A coisa é quase indestrutível mesmo. A única coisa é que você nunca vai aprender a pousar direito. Planadores com cauda tem um comportamento muito diferente das "asas", principalmente durante o pouso: eles podem quebrar!

Bons vôos - Márcio Soares :)

P.S. Um amigo experiente poderá ajudar muito, mas se isto não for possível siga as dicas, instinto, bom senso e lembre-se principalmente de prestar atenção no que "diz" o seu planador. Com o tempo você poderá ser o "amigo experiente" que ajudará um iniciante.



Copyright deste conteúdo reservado para Márcio José Soares e protegido pela Lei de Direitos Autorais LEI N° 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. É estritamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página em outros pontos da internet, livros ou outros tipos de publicações comerciais ou não, sem a prévia autorização por escrito do autor.