Porque não Motoplanadores?

Quando falamos em planadores lembramos logo do "vôo silencioso" nas encostas, da elegância de voar como e com os pássaros, das técnicas necessárias (dedo!) para mantê-los voando sem o auxílio de propulsores, entre outras coisas.

Porém, como fazer quando não dispomos de uma colina para lançar nossos "pássaros" em direção das térmicas????

Existem vários métodos de lançamento para planadores termais, como o guincho elétrico com um custo alto, o hi-starter de baixo custo (já falamos deste em "O dia da chibata..."). Porém, ambos requerem muito espaço, preferencialmente plano (aproximadamente 300 metros!) e sem falar que ambos foram concebidos para uso "coletivo". E eu nem citei o vôo rebocado. Este vôo é bem interessante, mas exige um equipamento extra: o aeromodelo para nos servir de "cavalinho"! Xiii, nossa idéia é diminuir custos e ganhar independência, não é?!?! Então o que fazer quando não possuímos espaço para hi-starter e guinchos, estamos sem reboque e/ou estamos sozinhos???

A última moda são os planadores que utilizam um motor elétrico para elevá-los a uma altitude "ideal" para a "caça às térmicas". São silenciosos, versáteis (na minha opinião pessoal muito bons!) e também podem ser utilizados em vôos de encosta. Ok, mas nosso problema não está nos vôos de encosta, lembra-se?!?! Porém um bom planador elétrico custa hoje em média US$ 400,00 com acessórios (bateria, speed control, carregador e sem rádio!), infelizmente um pouco caro para muitos amigos planadoristas.

Mas não se desespere!!! Agora vem a parte que realmente interessa!!! Existe uma outra opção, antiga e barata. O moto-planador!!! "Ohhhh, que heresia!" dirão os mais puristas, "Sujar meu pássaro com óleo?!?! Nem pensar!!!". Calma, pois o que vou dizer não é aplicável para planadores de alta performance como Eclipse's, Graphite's, Solution's, e muitos outros. Apenas para os "made in home" ou kits em madeira, os preferidos dos iniciantes!!! Estes tipos facilitam as adaptações durante ou após a montagem dos mesmos. Sendo assim, não há motivo para espanto, certo?!?!?

Vamos falar dos bons e confiáveis motores COX (ou outras marcas) 0.049, 0.051 ou 0.09 .Estes pequenos motores podem ser instalados diretamente no bico do planador, opção que resulta em um menor arrasto, ou em um "power pod" que é instalado sobre a asa do planador com ajuda de elásticos ou parafusos. Esta opção resulta em um maior arrasto, porém permite que você utilize seu planador em tipos diversos de lançamento, mantendo-o "imaculado". Lembre-se que para qualquer destas opções, o C.G. do planador deverá ser mantido inalterado!!!

O motor a ser utilizado está relacionado diretamente ao tamanho e peso do planador. E você deverá usar seu bom senso para determinar qual utilizar. Darei aqui algumas dicas. Planadores de 2 metros de asa "sobem" bem com motores 0.049 à 0.061. Planadores de 2,5 metros pedem mais "pimenta no molho", como um 0.09 ou um 0.10. Já planadores de 3 metros podem ser lançados com um 0.09 até 0.15. Lembre-se que tudo depende do peso total do conjunto. Já vi planadores de 2 metros subirem como "foguetes" com os 0.049 Black Widow COX. E também já vi planadores de 2 metros que necessitariam de um motor de aeromodelo para subir!!!

Lembre-se que não há necessidade de controle de aceleração, pois o motor deverá permanecer ligado apenas tempo suficiente para elevar o planador a uma altitude para "caça" às térmicas. Este tempo é controlado através da quantidade de combustível usado durante o abastecimento. O tempo de trabalho do motor geralmente é de somente 2 à 3 minutos e à partir disso você tem um planador "real" nas mãos (ou dedos!?!).

As vantagens são:

- baixo custo
- baixo peso
- pouco espaço operacional (suficiente apenas para pousos e decolagens).

As desvantagens são:

- necessidade de conhecimentos na partida e regulagem de motores glow ou diesel
- alto ruído do motor
- a sujeira gerada pelos resíduos dos combustíveis utilizados.

Note que não estou fazendo propaganda negativa contra os outros métodos de lançamentos. Eu mesmo os utilizo quando posso e já experimentei planadores elétricos, confirmando toda a sua versatilidade. Quero apenas sugerir mais esta opção barata e bem interessante.

Se você gostou, e quer mais informações sobre as formas de instalação veja "Moto-planadores, como é isso?!?!

Bons vôos!!! Márcio Soares



Copyright deste conteúdo reservado para Márcio José Soares e protegido pela Lei de Direitos Autorais LEI N° 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. É estritamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página em outros pontos da internet, livros ou outros tipos de publicações comerciais ou não, sem a prévia autorização por escrito do autor.