Esperar e esperar

São Paulo a terra da garoa como é conhecida, às vezes costuma pregar peças nos aeromodelistas em geral, como 3 semanas ininterruptas de chuva, garoa e mau tempo. Resultado: ficamos sem voar. Ainda mais nós planadoristas R/C convictos, que dependemos de boas condições climáticas (favoráveis) para que nossos dias possam ser "cheios" de bons vôos, seja nos vôos de encosta ou termais.

Pois é, para alguns parece muito, não é?! Considerando a região em que se vive (nosso Brasil é enorme...) os dias são sempre ensolarados e "chuva" e "garoa" parecem ser palavras fora do vocabulário local. Sabemos de muitos amigos planadoristas de outras regiões que em um mesmo período realizam vôos fantásticos, enquanto nós de Sampa esperamos por uma oportunidade, uma "brecha" entre as nuvens. Uma trégua que parece não chegar nunca!

É lógico que vida de planadorista não é só voar. Podemos passar nosso tempo finalizando aquele "pássaro dos sonhos" (já notou que todo novo planador parece ter essa "alcunha") parado à meses esperando por ser terminado. Ou podemos apenas ir até nossos clubes para bater papo ou marcar presença. Ou à casa daquele planadorista (..amigo) mais experiente e tirar "aquelas" dúvidas e/ou jogar conversa fora. Ou podemos passar naquela loja namorar o "futuro pássaro", aqueles micro servos, aquela ferramenta, aquele rádio, etc.

Também podemos ler algumas revistas especializadas como a S&E Modeler ou a Quit Fly e ficar "babando" nos equipamentos apresentados. Até mesmo revistas de aeromodelismo como a RCM ou Flying Models trazem boas colunas sobre planadores R/C. Não mencionei nenhuma revista brasileira, não por descaso ou desprezo, mas pelo simples fato destas revistas não possuírem colunas dedicadas sobre "nosso assunto", o planadorismo R/C. Por quê será?!?!?

Muito há a ser feito quando o tempo não ajuda. Apesar de nós paulistanos não podermos reclamar de nosso clima no geral. Já parou para pensar nos "gringos", com invernos que podem durar até 6 meses!!! Períodos com temperaturas abaixo dos 0ºC com muita neve, isso que é uma gelada!!! Deve ser horrível!!! Acho até que os simuladores lá, são acessórios indispensáveis a todo e qualquer piloto R/C. Aqui também poderiam ser, se não fosse seu custo!!!

Mas toda espera é bem recompensada, já dizia o "velho deitado". "Paciência Daniel San, depois da tempestade vem bonança né!!". Parece que a "mãe natureza" sabe de nossos desejos e nos presenteia com um maravilhoso dia. Um "céu azul de brigadeiro", excelentes térmicas, bons ventos na maioria das colinas. Um dia onde tudo parece funcionar a nosso favor. Aí é só saber aproveitar cada minuto. Valeu a espera, tudo é muito bom!!!

 

P.S. A mulher do tempo já falou de uma nova frente fria chegando do sul. Acho que vai começar tudo de novo!!!

Bons vôos!!! - Márcio Soares

 



Copyright deste conteúdo reservado para Márcio José Soares e protegido pela Lei de Direitos Autorais LEI N° 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. É estritamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página em outros pontos da internet, livros ou outros tipos de publicações comerciais ou não, sem a prévia autorização por escrito do autor.