Testes das entradas (chaves)  usando
a placa Buffer II na porta LPT do MSX




Nessa experiência fiz a leitura das chaves presentes na placa Buffer II (5 no total). A proposta foi bem simples: coletar a situação de cada uma das chaves (ligada ou desligada) e mostrar na tela do MSX. Abaixo mostro o vídeo dessa experiência, que permitira entender melhor o que foi feito:


O conceito

Não vou detalhar aqui o mesmo que coloquei nas experiências anteriores. Recomendo que você a leia e tente estudar um pouco os primeiros programas para compreender melhor o que foi feito.

Posso dizer que este programa fez uso dos pinos de controle de entrada (
Ack, Busy, Paper-Out, Select e Error) da nossa porta LPT "virtual" (já 4 destes pinos simplesmente não existem na LPT original do MSX).

Para essa experiência eu desenvolvi um pequeno programa em Assembly Z80 para ler serialmente a saída do Shift-Register de entrada da placa "MSX Placa Adapt Placa Buffer II" que tem as suas entradas (8 bits) alteradas pelo estado das chaves presentes na placa Buffer II. Esse programa foi desenvolvido usando
a IDE zDevStudio e o compilador Pasmo v0.5.3.

A carga do programa em memória e sua execução foi feita através de um pequeno programa BASIC MSX (Loader).

Se você ficou interessado em "estudar" um pouco o programa, não sou um cara "muquirana" que esconde o "ouro". Você pode vê-lo clicando aqui (meu github).

Obs.: Antes de mais nada, peço a "indulgência" dos "profissas" da linguagem Assembly Z80/MSX se o programa parecer um tanto amador. Estou retomando a programação Assembly Z80 que abandonei há anos! Sendo assim, me dá um desconto ok!


Conclusão

Mais um teste mas que permitiu verificar o funcionamento completo de todos os pinos "virtuais" de saída para a porta paralela do MSX, através da placa "MSX Placa Adapt Placa Buffer II". Fica cada vez melhor!!!

Quer saber mais?! Continue acompanhando a minha "saga" com os testes com a porta paralela do MSX!

Sorte e sucesso em suas experiências!!!



Copyright deste conteúdo reservado para Márcio José Soares e protegido pela Lei de Direitos Autorais LEI N° 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. É estritamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página em outros pontos da internet, livros ou outros tipos de publicações comerciais ou não, sem a prévia autorização por escrito do autor.