CONTROLE CARGAS AC (110V/220V) USANDO O SEU MSX

INTRODUÇÃO

Nesse artigo será descrito como é possível controlar cargas AC (corrente alternada) de maneira simples e a um custo bem baixo. Esse artigo é para todo aquele que, de alguma maneira, que deseja:

  • Desenvolver um programa para o controle de alguma “coisa” ligada a rede elétrica e presente em sua sala/quarto/casa;
  • Dar asas ao nosso pequeno notável, o MSX, permitindo ir além do que se imaginava ser possível;
  • Ao curioso (quem não é?!) que quer saber como isso pode ser feito.


A MONTAGEM

As partes necessárias

Para essa montagem, que é extremamente simples, você vai precisar de:

  • 1 Cabo para gravador DataCorder (Gradiente) ou HB-2400 (Sharp);
  • 1 Módulo de 1 relé para Arduino (facilmente encontrado na Internet);
  • 1 Fonte 6VDC/500mA para acionamento do gravador (o Gradiente Expert já possui uma saída 6VDC na sua parte traseira para alimentar o gravador);
  • 1 Jack P1 mono fêmea;
  • 1 Jack P4 fêmea;
  • 1 Diodo retificador 1N400x (1N4001 à 1N4007);
  • 1 Tomada externa 110V/220V 10A (você também poderá montar a sua a partir de uma tomada interna);
  • 1 rabicho AC;
  • Alguns pedaços de cabinho encapado (que podem ser aproveitadas de uma fonte de alimentação de PC retirada da sucata).

As ferramentas são:

  • Ferro de soldar com 30W a 60W (quanto maior a potência do ferro de solda, maior deverá ser o cuidado já que a alta temperatura poderá danificar irremediavelmente qualquer um dos componentes/conectores);
  • Solda;
  • Alicate de bico;
  • Alicate de corte;
  • Chave fenda pequena.

Na figura acima são apresentadas as conexões para essa montagem. O jack P4 será utilizado como entrada da alimentação da pequena placa módulo relé utilizando os pinos VCC e GND. Lembrando que o plug P4 utilizado na fonte do gravador padrão MSX segue um padrão diferente de outras fontes com o positivo na parte externa e negativo na interna. O diodo serve para provocar uma queda de tensão na alimentação do circuito de 6VDC para aproximadamente 5.3VDC. Para isso o mesmo deve ficar conectado entre o positivo do jack P4 e o pino VCC do módulo relé. Cuidado para não inverter o diodo! Se isso acontecer o circuito não funcionará!

O jack P1 será utilizado para ligar/desligar o módulo relé. Solde o jack P1 entre os pontos GND e IN (não há nenhum problema com polaridade aqui). Esse jack será posteriormente conectado ao MSX através do cabo do gravador usando seu conector REMOTE. A figura abaixo mostra de maneira simples o funcionamento dessa conexão no interior do MSX.

Obs.: Conforme apresentado na figura 2, o MSX possui um relé interno para acionar o gravador. Então porque usar mais um relé externo??? Simples: você não vai querer levar 110V ou 220V AC para dentro do seu MSX, vai?!?!?


TESTE

Para testar o circuito basta conectar o REMOTE do cabo do seu gravador ao jack P1 da montagem e a fonte de 6VDC do gravador ao jack P4. Agora basta ligar o MSX e a fonte do gravador (apenas se você não estiver utilizando um Expert que já tem em sua traseira a saída 6VDC para o gravador).

A placa módulo ao receber a alimentação acenderá o LED vermelho. E o LED verde acenderá quando o relé for acionado. Para isso, vá ao BASIC e digite “MOTOR ON”. Você deverá ouvir o estalar da chave do relé indicando o seu acionamento e também poderá ver o LED verde indicar isso. Digite “MOTOR OFF” para desligar o relé.

Obs.: Dependendo do fornecedor da placa módulo adquirida, pode ser que a mesma tenha ou não os referidos LEDs que auxiliam no seu uso, ou ainda os tenha com cores diferentes das indicadas. Seja como for os LEDs têm nesse caso a única função de auxiliar visualmente no uso da placa módulo, não interferindo no circuito proposto nesse artigo. No meu caso eu troquei o LED verde por um LED amarelo!


USANDO O CIRCUITO

Agora que você já fez um teste preliminar, poderá ligar uma carga AC às chaves do relé. Para ligar a carga quando o relé for acionado use os pontos C (comum) e NA (normalmente aberto). Se preferir desligar a carga quando o relé for acionado, use os pontos C e NF (normalmente fechado). Geralmente a primeira opção é usada quando a carga não permanecerá muito tempo ligada e a segunda quando o contrário for a regra. A figura abaixo apresenta os dois tipos de conexões utilizando um rabicho AC e uma tomada externa, ambos facilmente encontrados em loja de materiais de construção/elétricos. E para montagem final todo o conjunto pode ser fixado em uma chapa de plástico ou madeira, ou ainda elegantemente acondicionado dentro de uma caixa plástica. A imagem de abertura desse artigo pode ser utilizada como fonte de inspiração.


Obs.: Alguns módulos são marcados com a nomenclatura um pouco diferente. Para o ponto NA temos NO (Normally Open), para NF temos NC (Normally Close) e para comum COM (Common).

Atenção: Tenha em mente que lidar com a rede elétrica é perigoso!!! Só tente reproduzir essa montagem se você considerar sua experiência com eletricidade boa/ótima e neste caso basta seguir atentamente as explicações aqui apresentadas! Caso contrário  sugiro consultar um profissional da área (eletricista habilitado!) para ajudá-lo.


PROGRAMA EXEMPLO

Abaixo um programa exemplo para aqueles que curtem digitar ;)

   5 LET B$="Carga desligada"
  10 CLS:KEY OFF
  20 PRINT "TESTE CTRL CARGA AC"
  30 PRINT "by Arne"
  40 PRINT " "
  50 PRINT "1 - Liga carga"
  60 PRINT "2 - Desliga carga"
  70 PRINT "3 - Sai do programa"
  80 PRINT " "
  90 PRINT B$
  100 PRINT " "
  110 PRINT "Escolha sua opcao:"
  120 INPUT A$
  130 IF A$="1" THEN GOTO 180
  140 IF A$="2" THEN GOTO 210
  150 IF A$="3" THEN GOTO 240
  160 PRINT "Opcao invalida!"
  170 GOTO 10
  180 MOTORON
  190 B$="Carga ligada"
  200 GOTO 10
  210 MOTOROFF
  220 B$="Carga desligada"
  230 GOTO 10
  240 CLS: KEY ON: STOP

SUGESTÃO PARA MONTAGEM MECÂNICA (TOMADA, CAIXA, ETC)

Na figura abaixo você pode ver o conjunto por mim utilizado para "agrupar" o conjunto. Eu já havia feito um desenho anterior de uma caixa para instalar uma tomada interna reaproveitada da reforma anterior (imagem mais a direita). Dai foi só desenhar uma caixa para conter o módulo relé e aplicar o conjunto em uma pequena base plástica (outra sobra que eu tinha aqui!). Claro que eu poderia ter desenhado um conjunto completo, mas eu gosto da ideia de "reaproveitar" algumas "sobras/sucatas" e foi o que eu fiz. Caso você tenha acesso a uma impressora 3D e queira montar seu protótipo como o que eu fiz, ambos os desenhos estão disponíveis no meu perfil no Thingiverse para download. Lá você encontrará os detalhes necessários sobre a impressão (tipo do filamento, altura da camada, preenchimento, etc).




VÍDEO DO TESTE COM MSX

Abaixo um vídeo com um teste do meu protótipo em conjunto com meu MSX2 FS-A1 Panasonic, fonte DataCorder 6VDC by Arne e cabo para gravador também by Arne publicado na Revista Clube MSX nr 14. Se você curte MSX e ainda não conhece essa revista, eu recomendo! Vale muito a pena!!!!



CONCLUSÃO

O projeto aqui exposto é simples e provavelmente muitos veteranos no MSX  já montaram algo parecido. Mas como o MSX está sempre ganhando novos "fãs/usuários", muitos destes que chegam agora talvez ainda não tenham experimentado esse tipo de circuito. E fica aqui uma proposta: se você montar esse circuito ou se já montou alguma vez, envie um email descrevendo como foi a sua experiência. Boa montagem e até a próxima! Viva o MSX!!


Referências bibliográficas:

  • HOTBIT MANUAL DO USUÁRIO – Epcon Equipamentos Eletrônicos – 1985;
  • DOMINANDO O EXPERT – Editora Aleph – 1987 – 6ª Edição.

Copyright deste conteúdo reservado para Márcio José Soares e protegido pela Lei de Direitos Autorais LEI N° 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. É estritamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página em outros pontos da internet, livros ou outros tipos de publicações comerciais ou não, sem a prévia autorização por escrito do autor.