Tranca microcontrolada

Trancas eletrônicas não são mais novidades. Muitos projetos já foram publicados em muitas revistas de eletrônica e na web é possível encontrar inúmeros projetos do gênero. Porém esta tranca é um pouco diferente. Ela funciona com um microcontrolador PIC16F84A da Microchip. A senha possui 4 dígitos, que pode facilmente ser aumentada para seis ou oito dígitos. Além disso, a tranca trabalha com duas senhas diferentes. A senha MASTER que habilita a entrada através de um relé e a senha de SEGURANÇA que também habilita a entrada mas emite um "alerta" através de um segundo relé para avisar "alguém" que algo esta errado, como uma "abordagem estranha", por exemplo.


Como funciona

O microcontrolador PIC16F84A, operando a 4MHz, com ciclo de tempo igual a 1 micro segundo tem velocidade suficiente para fazer a varredura do teclado com “sobra”. Esta varredura é feita alterando o valor das “colunas” (de “1” para “0”) e lendo as “linhas” do teclado. Se a tecla que foi pressionada, coincidir com linha/coluna “zerada”, a linha correspondente conterá um valor. Uma tabela orientará o microcontrolador sobre qual tecla foi pressionada (comparação com o valor obtido). Este então armazenará a tecla e prosseguira a varredura, até que 4 teclas tenham sido pressionadas e armazenadas. O microcontrolador fará então a comparação da senha inserida, primeiro com a senha MASTER, depois com a senha de segurança.

A senha MASTER permite o acesso habilitando o relê RL1 durante 3 segundos, tempo suficiente para abrir a maioria das fechaduras elétricas do mercado. Você  poderá aumentar este tempo no programa, se necessário, de acordo com a fechadura a ser utilizada.

A senha de segurança, também permite o acesso habilitando o relê RL1, porém ela também habilita o relê RL2. Este relê deve ser ligado a alarmes de segurança do tipo silenciosos, ou mesmo uma lâmpada estrategicamente posicionada em outra sala, para alertar outras pessoas sobre uma provável situação de “invasão”.

O relê RL2 permanecerá ligado, independente de qualquer situação. Para desabilitar este relê, basta entrar com a senha MASTER a qualquer momento no teclado.

Caso a senha inserida seja invalida, o leitor ouvirá um beep longo e o circuito não habilitará nenhum relê, mantendo o acesso “negado”.

O “LED1” acende durante a habilitação do relê. O “LED2” permanece ligado durante toda a operação, indicando o bloqueio do acesso, apagando-se apenas na habilitação do relê RL1. O “buzzer” também emite tons de 1KHz a cada toque no teclado.

As senhas são "fixas" ao programa. Caso você deseje alterá-las, basta modificar os valores de cada dígito das mesmas (4 para cada) e recompilar o programa.


Downloads:
- Programa de controle

- Esquema elétrico
- Lista de materiais
- Lay-out da placa de circuito impresso (sem desenho da placa)


O circuito foi devidamente testado. Não me responsabilizo por possíveis problemas que possam ocorrer durante a sua montagem ou pelo uso inadequado deste circuito. Você está por sua própria conta e risco.

Este projeto foi publicado, com minha autorização, na Revista Eletrônica Total nº 88 "Fora de Série" de novembro/dezembro de 2002.

Especificações:

- Cérebro - PIC16F84A
- Saídas - 2 relés
- Senhas - 2, MASTER e SEGURANÇA
- Programa - Assembler

 



Copyright deste conteúdo reservado para Márcio José Soares e protegido pela Lei de Direitos Autorais LEI N° 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. É estritamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página em outros pontos da internet, livros ou outros tipos de publicações comerciais ou não, sem a prévia autorização por escrito do autor.