Placa PROGPIC III


Trabalho há algum tempo com desenvolvimento de circuitos eletrônicos microcontrolados, e durante alguns trabalhos percebi a necessidade de uma placa que me permitisse aumentar a velocidade com que os testes pudessem ser feitos. Desta necessidade "nasceu" a placa PROGPIC III.

A placa é perfeita para quem, como eu, trabalha com os microcontroladores PIC Microchip e/ou deseja iniciar seus estudos com os mesmos. Ela tem uma série de recursos interessantes, e diferentemente das demais similares existentes no mercado, pode ter estes ampliados de maneira fácil e rápida através de barramentos. Os recursos presentes atualmente são os de uso mais comum. São eles:

- Uso do "tradicional" PIC16F877(A) ou PIC18F452 além de outros da família 18F de 40 pinos DIP (4480, 4580, 4455, 4550, etc);
- Gravação e testes na própria placa (não é necessário retirar o uC da placa);
- Circuito adaptador de nível RS-232 para uso da USART do microcontrolador;
- Teclado matricial 4 x 4 (16 teclas);
- Duas teclas "extras" para uso complementar ao teclado matricial ou de forma independente;
- 8 LEDs;
- 4 displays de 7 segmentos;
- 1 trimpot ligado ao canal Analógico AN0;
- Conector para LCD caracter, com conexão back light;
- Conector para LCD gráfico 128 x 64,  com conexão back light;
- Todos os pinos de I/O disponíveis através de barramentos em um dos extremos da placa para facilitar seu uso em expansões;
- 8 resistores de pull-up disponíveis através de um conector;
- 8 resistores de pull-down disponíveis através de um conector;
- Uso da porta paralela para gravação (pode ser utilizada com programa ICPROG, WINPIC e outros no Windows);
- Botão de reset;
- Chaves H-H para troca entre os modos "gravação" e "execução";
- Buffers para entrada de gravação e controle dos LEDs/displays de 7 segmentos;
- Chaves DIP para conexão do teclado matricial ao circuito, chaves extras e trimpot para canal analógico.

Com esta placa é possível desenvolver uma série de circuitos e realizar uma infinidade de testes. E graças aos barramentos de expansão presentes na placa, tudo aquilo que não for encontrado na mesma pode ser integrado. Eu tenho reservado para um futuro próximo uma série de placas que permitirão aumentar e muito os recursos e possibilidades desta placa. São eles:

- placa para cartões SD/MMC;
- placa para comunicação RS-485;
- placa para comunicação ETHERNET;
- placa  para controle de matriz de LEDs;
- placa para memória FLASH serial (família ST25VFXXX);
- entre outras.

Além destes recursos, eu desenvolvi uma série de programas usando a Linguagem C (compilador Hi Tech PICC 9.50 Lite) para testes de cada uma das partes presentes na placa. Assim, a mesma pode ser testada por quem quer que seja de forma rápida e segura. E como os códigos fontes são ricamente comentados, quem os tiver em mãos poderá fazer as alterações necessárias nos mesmos para deixá-los adequados aos projetos que estiverem trabalhando.


Se você se interessou por está placa, eu tenho algumas unidades da mesma comigo. Entre em contato através do email para saber como adquirir a sua placa PROGPIC III.


Algumas imagens da placa (clique para apliar):














Alguns vídeos postados no YouTube:


Vídeo demonstrando o funcionamento da placa



Vídeo demonstrando o funcionamento da placa





Copyright deste conteúdo reservado para Márcio José Soares e protegido pela Lei de Direitos Autorais LEI N° 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. É estritamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página em outros pontos da internet, livros ou outros tipos de publicações comerciais ou não, sem a prévia autorização por escrito do autor.