Placa buffer para projetos com o PC

Gosto muito de projetos ligados a automação e robótica. Em muitos desses casos pode-se utilizar o PC como "cérebro". Porém todos sabem o custo de um PC. Desenvolvi este projeto pensando em diminuir um pouco o risco quando uso a porta paralela de meu PC. Além de buffer/proteção a placa conta com um pequeno pront-o-board (matriz de contatos) que auxilia em projetos e experiências.


Como funciona

Os dados da porta paralela (pinos 2 a 9) estão ligados ao circuito integrado 74LS245 que é um buffer bi-direcional para até oito bits (1 Byte). Os pinos de controle (1 e 10 a 14) da porta paralela estão ligados aos 2 circuitos integrados 74LS32 que são portas lógicas do tipo “OU”, mas que atuarão como buffer’s de proteção. Nos pinos de controle temos “portas” de entrada e saída, que permitem “escrever” ou “ler” um dado na placa buffer. A tabela 1 mostra os pinos da porta paralela, suas funções e direção (quando em modo "normal").

Tabela 1 - pinos da porta paralela

Pino

Função

Direção


Pino

Função

Direção

01

Strobe

Saída

10

Ack

Entrada

02

Dado 0

Saída

11

Busy

Entrada

03

Dado 1

Saída

12

OE

Entrada

04

Dado 2

Saída

13

Printer On line

Entrada

05

Dado 3

Saída

14

A. feed

Saída

06

Dado 4

Saída

15

Printer Error

Entrada

07

Dado 5

Saída

16

Init. printer

Saída

08

Dado 6

Saída

17

Sel./Desel. Printer

Entrada

09

Dado 7

Saída

18-25

Ground

Terra

Após os sinais passarem por seus buffer’s eles são disponibilizados em um soquete de 18 pinos para CI. Assim poderemos ligar os sinais de nossa porta paralela ao pront-o-board, de maneira que o pino 1 da porta paralela possa ser “encontrado” no pino 1 do soquete de 18 pinos, e assim por diante. O dreno máximo de corrente por “porta” na placa buffer não deve superar 25mA. Para componentes que necessitam de uma corrente maior, é aconselhável o uso de um “driver” que pode ser um transistor, por exemplo, com corrente de base igual ou menor que a já comentada e corrente de coletor/emissor dentro da desejada.

Obs.: O circuito é alimentado por 4 pilhas ou 6VDC. Não retire o diodo do circuito ou mesmo ligue qualquer entrada da sua LPT as pontos do circuito com alimentação 6VDC (antes do anodo do diodo). Isso pode queimar sua porta paralela ou ainda danificar seu micro.


Downloads:

- Esquema elétrico (em breve)
- Lay-out para confecção do circuito impresso
  (sem desenho da placa)
- Lista de materiais


O circuito foi devidamente testado. Não me responsabilizo por possíveis problemas que possam ocorrer durante a sua montagem ou pelo uso inadequado deste circuito. Você está por sua própria conta e risco.

Este projeto foi publicado, com minha autorização, na Revista Mecatrônica Fácil nº 098 de janeiro/fevereiro de 2003.

Especificações:

- Entradas - 4 portas (nível TTL 5V, 25mA máximos de dreno por porta)
- Saídas - 12 portas (nível TTL 5V, 25mA máximos de dreno por porta)
- Placa - padrão
- Alimentação- 6 volts: fonte ou 4 pilhas

 



Copyright deste conteúdo reservado para Márcio José Soares e protegido pela Lei de Direitos Autorais LEI N° 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. É estritamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página em outros pontos da internet, livros ou outros tipos de publicações comerciais ou não, sem a prévia autorização por escrito do autor.