Foto aérea com aeromodelos

Sempre gostei de fotografia e desde que comecei no aeromodelismo, vi muitos amigos prenderem literalmente suas câmeras fotográficas em seus aeromodelos, para fazer fotos aéreas. Porém em todos os casos, usava-se sempre um rádio de seis ou mais canais, pois o controle da câmera era feito por um servo extra, ligado a um canal não utilizado no controle do aeromodelo. Atualmente tenho três rádios:

- Futaba 4VF (quatro canais)
- Hitec Flash 2 (dois canais, "single stick")
- Futaba 2ER (dois canais)

Deu para notar que não sobra canal extra!!! Sendo assim desenvolvi um circuito que pode controlar um servo, sem a necessidade do rádio. Você pode controlar o tempo para começar as fotos, o tempo entre uma foto e outra e ainda a posição do servo. E sendo assim seu uso pode ser ampliado para planadores, nautimodelos, automodelos, pipas (?!?!?!), balões (?!?!?), etc.


Como funciona

Mais abaixo nesta página, em "Downloads" você encontrará o esquema elétrico do circuito. Em dois componentes, inseri toda a “lógica” necessária para a operação do módulo. Abaixo é possível ver um diagrama de blocos que descreve o  funcionamento do circuito. Cada bloco foi projetado para operar com um “NE555” (1/2 NE556).

Diagrama de blocos

No primeiro bloco tem-se um temporizador (CI1-A) de 2 a 3 minutos, tempo necessário para a “subida” da máquina fotográfica aos “céus”. Este tempo pode ser alterado de acordo com as necessidades de cada um. Trata-se de uma configuração “monoestável” onde a temporização é controlada pelo resistor R2, o trimpot P1 e o capacitor C1. Abaixo está a fórmula para alterações deste tempo. Este temporizador quando ligado inibe o funcionando do bloco 2 através de Q1.

T = (1,1 x C x R)/1000

onde: C(C1) é dado em microF, R(P1 + R2) em KOhms e T em segundos


O bloco 2 é formado por  um oscilador “astável” (CI1-B) utilizado para determinar de quanto em quanto tempo será feita uma foto. A freqüência deste “oscilador” poderá ser modificada, alterando-se os valores do resistor R4, do trimpot P2, do resistor R5 e do capacitor C2 conforme a fórmula apresentada abaixo.

F = 1,44/[C x (R x R')]

onde C(C2) é dado em microF, R(R4) e R'(P2 + R5) em MOhms e F em Hertz


Para as fórmulas apresentadas os cálculos devem ser feitos levando em conta os “dois extremos” dos “trimpot’s”, um com valor máximo e outro com valor “zero”.

O último bloco é utilizado para controlar um servo de aeromodelo que substituirá nosso “dedo” para apertar o botão da máquina. Observe que o oscilador astável (CI2-A) controla o temporizador monoestável (CI2-B). O primeiro gera pulsos próximos a 20ms e o segundo quando ativado gera pulsos de 1ms a 2ms. O bloco 2 do circuito influencia diretamente no monoestável deste bloco, alterando o valor de “R” com o transistor Q2, que põe em “curto” P3 forçando a transição do valor mínimo para o máximo no monoestável.

Adotando esta configuração, evita-se abrir a máquina fotográfica para realizar adaptações no botão de disparo que poderiam não operar corretamente e até mesmo danificar o “investimento” na máquina fotográfica.


Downloads:
- Circuito elétrico
- Lay-out para confecção do circuito impresso (sem desenho da placa)
- Lista de materiais

O circuito foi devidamente testado. Não me responsabilizo por possíveis problemas que possam ocorrer durante a sua montagem ou pelo uso inadequado deste circuito. Você está por sua própria conta e risco.


Este projeto foi publicado, com minha autorização, na Revista Eletrônica Total nº 87 de novembro/dezembro de 2002. 

Especificações:

- Cérebro - Circuito com lógica digital simples (2 556)
- Servos - 1 tipo standart (S-148, S-3003, CS-60, etc)
- Caixa - montada em madeira e recoberta com monokote
- Máquina - Qualquer uma com motor drive!

 



Copyright deste conteúdo reservado para Márcio José Soares e protegido pela Lei de Direitos Autorais LEI N° 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. É estritamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página em outros pontos da internet, livros ou outros tipos de publicações comerciais ou não, sem a prévia autorização por escrito do autor.