Painel para aeromodelismo

Quando comecei no aeromodelismo R/C em 1997 vivíamos os anos "dourados" do plano real. O dólar era cotado à R$ 1,17 e os produtos para aeromodelismo, principalmente os importados eram acessíveis. Na verdade, é só perguntar aos mais "velhos" em uma pista sobre a "leva" de novos praticantes que entraram no hobby justamente neste período. Creio que durante o plano real o aeromodelismo viveu uma fase de ouro. Nunca se vendeu tanto. Nunca tantos começaram a praticar.

Porém hoje, os tempos são outros. O dólar paralelo está cotado muito acima dos "anos dourados"!!! Caro demais !!! Os kits importados já não fazem tanto sucesso e é preciso economizar. Lembro-me que não comprei, enquanto estava barato, um "Painel" para minha caixa de campo. Mesmo agora, que sou adepto dos planadores R/C este me faz falta, pois gosto muito de moto-planadores.

Sendo assim, resolvi desenvolver meu próprio painel para minha caixa de campo. Tudo muito simples e mais barato que um modelo comercial. 


Como funciona 

O circuito pode ser visto na figura abaixo. Dá para perceber pela sua simplicidade que este projeto poderá ser montado sem “sustos”.  A bateria de 12 Volts x 7 Ah é do tipo “Gel selada" utilizada em no-breaks e é facilmente encontrada no mercado especializado. Ela alimenta todo o circuito e tem as mesmas características das comercializadas em casas de aeromodelismo. A chave "S1" liga/desliga o circuito. A chave "S2" liga/desliga a bomba de combustível e a chave "S3" inverte o sentido da mesma, permitindo “encher” ou “esvaziar” o tanque do aeromodelo.

 
Circuito elétrico do painel para aeromodelismo

O conjunto "R1", "P1" e "Q1" formam um "reostato" eletrônico muito simples e bem funcional que será utilizado para o aquecimento da vela e /ou carregador rápido para ni-starter's comuns. A corrente utilizada para alimentar a vela é medida pelo amperímetro.


Dicas para Montagem

Todo o circuito pode ser montado sob um painel de alumínio ou mesmo madeira. Suas medidas variam de acordo com a caixa de campo em que o mesmo será instalado, os bornes utilizados e o tamanho do amperímetro escolhido. Você poderá ainda personalizar o painel com suas cores preferidas e decalques.

Os bornes  utilizados na montagem devem ser compatíveis com os equipamentos já existentes na sua caixa de campo  (bomba, starter, etc). Em alguns casos, vale a pena trocar os bornes dos equipamentos, para deixá-los compatíveis. E neste caso a sugestão é usar bornes tipo “banana”, muito utilizados em equipamentos de bancada. Lembre-se apenas de usar bornes de cor vermelha para o positivo e a cor preta para o negativo das conexões.

A chave "S1" e "S2" podem ser do tipo “H-H” comuns ou tipo alavanca metálica. Tudo a gosto do "freguês". A chave "S3" deve ser do tipo push-button normalmente aberto. A chave "S3" não será necessária caso a sua bomba possua sistema de reversão própria (carga e descarga).

O Transistor "Q1" deve ser instalado em um bom dissipador de calor e montado  com buchas isolantes para os parafusos, com o uso de mica para o transistor e pasta térmica para melhorar a dissipação.

"P1" é um potenciômetro linear comum de 1 kW. O resistor "R1" deve ter no mínimo 1W de dissipação, para uma margem maior de segurança.

O amperímetro deve ter um fundo de escala de 5 A ou mais. Este equipamento é facilmente encontrado em lojas de componentes eletrônicos. Porém você poderá adaptado-lo utilizando um multímetro digital comum (ou mesmo analógico), que pode ser encontrado por até R$20,00 nos grandes centros. Este "multímetro" deverá suportar correntes de até 5 A DC. Como sugestão de instalação este item poderá ser fixo ao painel com um “velcro”  do tipo usado em costura. Assim ele também poderá ser utilizado, por exemplo, para medir a carga da bateria interna do aeromodelo.

A bomba também pode ser facilmente adaptada de um reservatório para gasolina para carros a álcool, por exemplo. Este item pode ser encontrado em lojas especializadas em peças para automóveis ou desmanches por um preço bem inferior ao da bomba específica para aeromodelos, melhorando ainda mais o custo do sistema. 

Os fios utilizados nas ligações internas não podem ser finos, pois a corrente média que circulará pelo circuito será de pelo menos 5 Ampéres. Na figura de abertura desta página você tem um exemplo para a disposição dos itens no painel.

Para instalar o painel na caixa de campo, você pode usar a figura abaixo como referência. Meu conselho é inserir um ponto externo para a recarga da bateria, quando necessário.


Instalação do painel na caixa de campo


Auxílio com os testes

Para o uso deste painel basta ligar os itens de sua caixa de campo aos bornes corretos. O uso do ni-starter do painel merece um cuidado especial. Ele poderá aquecer qualquer tipo de vela, pois trabalha com uma corrente superior aos ni-starter convencionais.

Coloque o potenciômetro na posição “mínimo” e ligue uma vela de aeromodelo nos bornes correspondentes. Gire o potenciômetro em direção da posição “máxima” e observe a vela. Quando ela ficar incandescente você deve parar com o giro. Marque as posições ideais para cada tipo de vela que você vai utilizar. Isso evitará a queima desnecessária das mesmas em campo.

O ni-starter da caixa também poderá ser utilizado como carregador rápido para um ni-starter portátil. Ligue o ni-starter ao painel, regule a corrente na faixa de 1 A, e aguarde no mínimo 15 minutos. É recomendável fazer algumas experiências para determinar o melhor fator corrente x tempo para a carga do seu ni-starter portátil.

Na figura abaixo, dou um exemplo para montagem de um conector de carga. Utilizei para isso uma porca com o mesmo diâmetro das velas de aeromodelo soldada a um plugue P2 mono.


Exemplo de um plug para carregar ni-starter portátil


Lista de materiais

1 – transistor 2N3055

1 – resistor 100R x 1W

1 – potenciômetro linear 1K

1 – amperímetro c/ fundo de escala 5 ampéres

2 – chaves “H-H”

1 – chave “push-button normalmente aberto”

3 – bornes fêmeas tipo “banana” vermelhos

3 – bornes fêmeas tipo “banana” pretos

 

Diversos

 

Fios para ligações, placa de alumínio ou madeira, parafusos, decalques, knob, etc

O circuito foi devidamente testado. Não me responsabilizo por possíveis problemas que possam ocorrer durante a sua montagem ou pelo uso inadequado deste circuito. Você está por sua própria conta e risco.


Este projeto foi publicado, com minha autorização, na Revista Eletrônica Total nº 86 de setembro/outubro de 2002.