Temporizador de uso geral


Como funciona


O funcionamento do cirucito é bem simples, pois o mesmo utiliza apenas dois CI's NE555 bastante comuns. Na figura ao lado há um diagrama para facilitar a compreensão do circuito. No bloco 1, temos o primeiro NE555 (CI1) configurado como mono-estável (temporizador) que controla o bloco 2 através de Q1. Quando o temporizador é ativado, Q1 é levado à saturação por CI1, mantendo o pino 4 de CI2 ligado ao negativo da bateria (conjunto de pilhas).  Assim o bloco 2 só será ativado no final da temporização. Ajustando P1 é possível obter intervalos entre 5 e 10 minutos máximos. Caso você precise de tempos diferentes, basta alterar os valores de P1, R1 e/ou C1 de acordo com a fórmula apresentada na tabela 1. Para calcular o tempo máximo, “R” na fórmula deve ser a soma do valor de P1 e R1. Para o cálculo do tempo mínimo “R” deve ter apenas o valor de R1 (P1 com valor igual a zero ohm’s). Lembre-se apenas de respeitar as unidades da fórmula para um cálculo preciso.

Tabela1 – Fómula para 555 na configuração mono-estável

T =

1,1 x C x R

C = C1 em uF

R = (P1+R1) em KOhms

T em segundos

1000


No bloco 2 o segundo NE555 (CI2) está configurado como astável. Assim quando ativado pelo bloco 1 ele oscilará com uma freqüência igual a 0,68 Hertz aproximadamente disparando o buzzer em intervalos de tempo igual a 1,45 segundos. Tem-se então o efeito “Beep ligado”, “Beep desligado” (Beep-Beep). É importante salientar que o buzzer a ser utilizado neste circuito deve possuir oscilador interno. Buzzer’s sem oscilador interno não funcionarão corretamente com este circuito. Para alterar o tempo que o buzzer liga e desliga (oscilação) você deverá modificar os valores de R5, R6 e/ou C3 utilizando a fórmula apresentada na tabela 2.

Tabela 2 – Fórmula para 555 na configuração astável

F =

1,44

C = C3 em uF

Ra = R5 em MOhms

Rb = R6 em MOhms

F em Hertz

C x [Ra + (2 x Rb)]

Você poderá substituir os dois NE555 por um único NE556 (duplo 555). A potência sonora também poderá ser aumentada, bastando para isso aumentar de 9VDC para 12VDC a alimentação do circuito. Neste caso, Q2 deve ser substituído por um transistor que suporte uma corrente maior como o 2N2218 ou 2N2222. Porém de acordo com a bateria escolhida o temporizador não será mais portátil devido ao seu tamanho final e o leitor terá também de alterar o lay-out original da placa. Uma outra forma de se aumentar o “volume” é manter o buzzer desobstruído, instalando-o externamente na caixa (se você for instalar o circuito em uma, claro).


Downloads:
- Circuito eletrônico
- Lay-out para confecção do circuito impresso (sem desenho da placa)
- Lista de materiais


O circuito foi devidamente testado. Não me responsabilizo por possíveis problemas que possam ocorrer durante a sua montagem ou pelo uso inadequado deste circuito. Você está por sua própria conta e risco.

Este projeto foi publicado, com minha autorização, na revista Eletrônica Total número 133 (2008)



Copyright deste conteúdo reservado para Márcio José Soares e protegido pela Lei de Direitos Autorais LEI N° 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. É estritamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página em outros pontos da internet, livros ou outros tipos de publicações comerciais ou não, sem a prévia autorização por escrito do autor.