A BANCADA DO HOBISTA/ESTUDANTE DE ELETRÔNICA/MECATRÔNICA
Quantas vezes não me foi perguntado: “Quais são os equipamentos que devo adquirir para praticar eletrônica/mecatrônica???”. Esta pergunta parece muitas vezes difícil de se responder. Os elementos podem ser muitos e bastante variados. Pretendo descrever neste pequeno artigo os apenas elementos básicos, porém não todos obrigatórios, e que estarão sempre presentes na bancada do hobista/estudante. A aquisição deste ou aquele “elemento” deve ser feita de forma consciente e de acordo com suas posses e principalmente, suas necessidades.
A BANCADAEntende-se por "bancada de eletrônica" o espaço físico ocupado por ferramentas, equipamentos e componentes durante a realização de um projeto/trabalho. Muitos têm espaço em suas casas para a instalação de uma bancada, porém outros não têm. Neste caso uma simples "escrivaninha" no quarto pode ser uma boa solução e caso esta seja também inviável, o uso da mesa da cozinha será inevitável. Para esta última alternativa, a dica é proteger bem a mesa com borracha ou mesmo lona plática, facilmente obtida em casas especializadas em forrações. Evita-se assim atritos com a “dona da pensão”. Uma dica também importante é iluminar bem a bancada. Para isso pode-se melhorar a iluminação ambiente (abra a janela e cortinas) ou pensar em uma boa luminária extra.
FERRAMENTAS BÁSICASAs ferramentas básicas são comuns e a grande maioria já está presente na maioria das casas. São elas:
Existem muitas outras, mas a aquisição destas dependerá do fator “uso”.
OUTRAS FERRAMENTASExistem muitas outras ferramentas que poderão ser consideradas por uns como "intermediárias" e por outros "avançadas". Tudo é uma questão de "ponto de vista". Do meu ponto de vista, considero estas "avançadas" e são elas:
O custo destas ferramentas é sempre alto, e sua presença na bancada depende mesmo do fator "grana no bolso" de cada um. Porém, dentre estas, a ferramenta que eu recomendaria seria uma mini furadeira. Devido a um número grande de acessórios esta ferramenta substituí facilmente as consideradas avançadas e pode ser um verdadeiro "macaco gordo" na sua bancada. Sem ela alguns dos trabalhos que eu fiz teriam se tornado um verdadeiro “martírio” .
Só para você ter uma idéia do que ela pode fazer, ai vão algumas possibilidades:
Porém fique atento ok. O custo desta "pequena maravilha" geralmente não é baixo para a maioria dos bolsos. Estude sua necessidade e reveja seu orçamento. Eu considero este tipo de ferramenta como "opcional", apesar de suas vantagens.
EQUIPAMENTOS DE APOIO NA BANCADAOs equipamentos que devem estar presentes na bancada do hobista são:
Obs.: Não citei aqui equipamentos como osciloscópio, geradores de função, frequencímetros, analisadores lógicos e outros por serem equipamentos mais avançados. Com o passar do tempo cada um saberá exatamente quando um determinado equipamento é indispensável e irá providenciar sua aquisição.
COMPONENTES ELETRÔNICOSOs componentes eletrônicos mais comuns, e presentes na maioria dos projetos, são:
Os componentes devem ser obtidos de acordo com o projeto a ser realizado, e na grande maioria poderão reaproveitados em muitos outros projetos, caso a montagem não se torne "realidade". Isso garante que os custos dos mesmos fiquem sempre numa faixa “admissível”. Os componentes podem ser adquiridos em lojas especializadas ou “extraídos” de placas e equipamentos fora de uso. Esta prática, conhecida como pull, é muito difundida entre os hobistas que gostam de visitar “sucatões”. É inacreditável o que se pode encontrar nestes locais e o preço é sempre atraente. Procure, na medida do possível, fazer visitas regulares a estes locais. Você irá se surpreender com o material que pode ser “garimpado”. Microcontroladores Alguns projetos necessitam de um “cérebro”, e nestes casos geralmente adota-se para estes um microcontrolador. O mercado tem muitas opções. Sua aquisição também deve ser feita de acordo com a necessidade e uso. Atualmente ss microcontroladores atuais podem ser utilizados em muitos projetos diferentes, pois podem ser programados quantas vezes forem necessárias (na verdade há um limite, mas este é sempre grande o bastante para se realizar um número bem grande de testes e experiências). Os microcontroladores Embedded como os Basic Step's e Basic Stamp’s (além de outros da mesma categoria) são uma excelente opção. Sua facilidade de programação, a não dependência de um gravador (muitas vezes caro) e seu custo fizeram destes microcontroladores a base de muitos projetos de muitos hobistas espalhados pelo Brasil e no mundo inteiro também. Uma outra boa opção bem barata, é utilizar o próprio computador da bancada nos projetos que necessitem de um "cérebro". Esta solução adapta-se bem somente a alguns projetos. Para outros, é necessário o uso de um microcontrolador ou “circuito dedicado”. OUTROS COMPONENTES E DIVERSOS
INFORMAÇÃOEste “item” deve ser considerado também. A eletrônica/mecatrônica está em constante evolução e acompanhar o desenvolvimento destas se faz necessário. Isto pode ser feito através de livros, revistas, Internet e até mesmo através de cursos de especialização. As revistas Mecatrônica Fácil e Mecatrônica Atual, Saber Eletrônica, Eletrônica Total, Elektor Brasil e Antenna Eletrônica Popular são uma excelente fonte de consulta, pois além de projetos trazem muita informação sobre a área, assim como as "últimas novidades" do mundo eletrônico/mecatrônico.
As revistas mais antigas como as memoráveis Divirta-se com a Eletrônica, Bê-a-Bá da Eletrônica, Informática Eletrônica Digital, Experiências e Brincadeiras com a Eletrônica e Eléctron Rádio TV Eletrônica Geral e Nova Eletrônica da década de 1980 e APE - Aprendendo e Praticando Eletrônica e ABC da Eletrônica da década de 1990, também são uma ótima fonte de consulta e inspiração. Hoje alguns exempleres ainda podem ser encontrados em sebos e até em algumas lojas de componentes eletrônicos a um custo é bastante atrativo. E não pense que por ser antigas são completamente desatualizadas. Há muita coisa nestas revistas que é ainda atual, principalmente os conceitos sobre eletrônica no geral. Além disso, tais revistas fazem parte da história da eletrônica em nosso país. Para muitos, só o presente interessa.
|
Copyright deste conteúdo reservado para Márcio José Soares e protegido pela Lei de Direitos Autorais LEI N° 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. É estritamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página em outros pontos da internet, livros ou outros tipos de publicações comerciais ou não, sem a prévia autorização por escrito do autor. |