Liberando a porta LPT no Windows 2000, NT e XP

Demonstrarei aqui como instalar um programa auxiliar que permite liberar a porta LPT no Windows 2000, NT e XP.

Muitos usuários do Windows XP, 2000 e NT já se depararam com algum problema ao tentar usar um programa que faz uso direto dos pinos de I/O da porta paralela como o Super Logo, IC-PROG (programa para gravação de PICs) e até mesmo o PonyProg (programa para gravação de microcontroladores AVR). Se você já tentou usar o Super Logo, sem antes fazer a liberação da porta LPT, através das instruções portasaídab e portaentradab, já deve ter se deparado com um erro que interrompe o funcionamento do SuperLogo. Veja a figura abaixo.

A mesma coisa já deve ter acontecido com o programa IC-PROG e outros que fazem uso da porta paralela para acessar algum tipo de hardware específico (como é o caso de muitos gravadores para microcontroladores). Acontece que o kernel do Windows XP controla o acesso a algumas portas "físicas", como é o caso da porta paralela (LPT), por motivo de segurança proíbindo o acesso a estas portas no modo usuário. Assim, se as portas de I/O permanecerem abertas para escrita e leitura pode-se criar uma grande falha de segurança no sistema. 

Para evitar os erros relatados pelo S.O., você deve "liberar" cuidadosamente os endereços de I/O que você deseja utilizar. No caso da porta LPT estes endereços são 0x378 a 0x37A para LPT1 e 0x278 a 0x27A para LPT2.

O programa UserPort permite fazer essa "liberação" de modo rápido e simples. Vamos começar. Faça o download do programa usando o link abaixo:

Clique aqui para fazer o download do “UserPort” desenvolvido pelo Tomas Frazon.

O arquivo userport.zip contém além do executável, seus fontes em Visual C++, caso você deseje fazer outras implementações .
Para instalar siga os seguintes passos:

1- Descompacte o arquivo userport.zip em um diretório de trabalho.
2- No Windows 2000 , NT ou XP, copie o arquivo UserPort.sys (que foi descompactado) para o diretório "...\system32\drivers".
3- Execute o programa UserPort.exe.
4- Insira os endereços para 0x378-0x37A (para LPT1) na caixa de textos superior esquerda e clique em ADD.
5- Pressione o Botão START e pronto !

Agora os programas que utilizam a LPT1 (0x378 – 0x37A) e foram projetados para ambientes Windows 95/98/ME irão funcionar nos ambientes Windows 2000 , NT e XP.

Esse procedimento é necessário somente uma única vez. Você poderá desligar seu PC sem a necessidade de executar o UserPort novamente. Caso queira desinstalar o driver, basta executar o UserPort.exe e pressionar o botão Stop .

Testei o UserPort em ambiente Windows XP em várias máquinas com programas como o Super Logo, IC-PROG e PonyProg e o mesmo sempre funcionou muito bem.

Espero ter ajudado com esta dica.

 

Márcio José Soares


Copyright deste conteúdo reservado para Márcio José Soares e protegido pela Lei de Direitos Autorais LEI N° 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. É estritamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página em outros pontos da internet, livros ou outros tipos de publicações comerciais ou não, sem a prévia autorização por escrito do autor.