Monte um gravador para a linha 8051
Microchip/Atmel com o Arduino (STKduino)

Há um tempo atrás (na verdade muito...) fiz um projeto para um amigo baseado na minha placa de estudos 8051 Intel (P80C31) desenvolvida ali em meados da década de 1990 (94/95). O projeto foi finalizado perto de 1997/98 e o produto vendeu razoavelmente bem. Mais tarde em 2004/05 (não me recordo bem) fiz para ele uma última atualização do projeto, agora para a família ATMEL 8051 (AT89SXX).

Recentemente (2025) ele me procurou pedindo algumas novas alterações no projeto. Uau!!! O projeto ainda resiste no mercado!!! Claro que de cara a primeira coisa que fiz foi em oferecer uma atualização para um microcontrolador mais moderno, com mais recursos e até mais barato. A resposta foi um "não, obrigado!!!". Por uma questão financeira e logística dele (estoque de placas, componentes, conforto na montagem, manutenção, etc) ele preferiu ficar com o bom e velho AT89S52 e então a pergunta veio: "e ai, você consegue?!?!" Como não sou de recusar um bom desafio, aceitei.

E já que aceitei o desafio pensei, "está seria uma ótima oportunidade para "atualizar" meu gravador 8051!". Apesar do mercado hoje oferecer algumas soluções até que baratas, eu não queria investir tempo nem dinheiro nisso. Foi então que lembrei do ArduinoISP (simples, fácil e rápido!). Com um Arduino Nano que eu tinha na "gaveta" (poderia ser qualquer outro) eu resolvi meu problema de forma rápida e fácil (foco sempre no problema e não na solução). E é isso que pretendo mostrar neste vídeo além, é claro, de falar um pouco sobre os microcontroladores considerados "antigos" e até "obsoletos", mas ainda presentes em muitos projetos/produtos por ai! Enjoy!
 




Downloads:
- Esquema elétrico (diagrama) do circuito utilizado no teste (arquivo PDF)
- Desenho da PCI sugerida com botton layer e silk (arquivo RAR)

Linhas a serem acrescentadas no seu arquivo AVRDUDE.CONF:


Copyright deste conteúdo reservado para Márcio José Soares e protegido pela Lei de Direitos Autorais LEI N° 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. É estritamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta página em outros pontos da internet, livros ou outros tipos de publicações comerciais ou não, sem a prévia autorização por escrito do autor.